14/12/2009
A câmara dos deputados federais quer reformar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com inúmeras mudanças incluindo a proibição para que os motociclistas trafeguem nos corredores entre os carros.
Segundo o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), autor do projeto, A proibição da ultrapassagem de motos pelo meio dos carros é um fator de segurança no trânsito" e reduziria o número de acidentes que envolvem todos que andam de motos nesse País.
No aspecto segurança, o SindimotoSP (filiado a UGT) não discorda do deputado, mas lembramos que não existe estatística oficial que comprovem os acidentes ocorrerem em sua maioria nesse espaço. Há sim, dados oficiais que mostram os acidentes acontecerem em cruzamentos e semáforos.
O deputado Hugo Leal (PSC-RJ), argumenta que "O espaço entre os veículos é um corredor de segurança
não é para moto passar. Quando autorizamos as motos a andar em zigue zague também estamos autorizando os demais veículos a fazer o mesmo".
Afirmamos que as motocicletas não andam em zigue zague nos corredores e sim em linha reta. O mencionado corredor, além de agilizar a passagem das motos impede que as próprias motos formem um congestionamento maior ainda do que já existe nas cidades, principalmente em São Paulo.
Hoje não existe restrição para o tráfego de motos entre o corredor, porém, com a Lei sendo aprovada isso ficaria proibido.
O SindimotoSP diz que:
· é contrário ao veto porque ele não é a solução para o problema
· é preciso coerência e conhecimento de causa para discutir o assunto
· aumento no valor da multa não inibe a imprudência
· a criação de faixas exclusivas para motos é a solução a curto prazo
· campanhas educacionais a médio prazo trariam mais resultados
· e, por fim, a longo prazo, o repensar no trânsito como um todo envolvendo sociedade, poder público e especialistas do setor, é que diminuirá sensivelmente os índices de acidentes.
"
UGT - União Geral dos Trabalhadores