Cúpula Sindical do Cone Sul prega unidade na prática na busca de emprego de qualidade, paz e democracia na região

07/12/2009

A IX Cumbre (Cúpula) Sindical do Cone Sul encerrou, hoje, 7 de Dezembro, com discurso de José Pepe" Mujica, presidente eleito pela Frente Ampla, de esquerda, que venceu as eleições presidenciais do Uruguai e com a "Declaração de Montevideo".

Na mesa da tarde, os discursos de unidade na ação foram apoiados pelo vice-presidente da UGT Antonio Cortizo, que participou do evento representando o presidente nacional Ricardo Patah.

No encerramento, José "Pepe" Mujica fez um discurso também incentivando colocar em prática a unidade na ação para toda a America Latina. Lembrou que a nossa região foi construída a partir dos portos e que o povo e os trabalhadores ao redor destes portos nunca foram de interesse dos fundadores. E que hoje, a América Latina vive um momento muito rico em que poderá assumir os interesses de sua população, especialmente, os trabalhadores e trabalhadoras, desde que se invista na geração de riquezas combinadas com cultura e muito conhecimento.

Mujica, o futuro presidente do Uruguai disse ainda que viver não é apenas engordar. "Estamos neste mundo para gastar um pedaço de nossas vidas na prática de solidariedade, de convivência fraterna, de buscar o bem-estar entre as pessoas e os povos", disse.

Declaração de Montevideo

Ao final do encontro foi lida a "Declaração de Montevideo" que destacou que a "consolidação da democracia é uma condição inequívoca para a construção do MERCOSUL". O documento responsabiliza o capitalismo mundial pela crise financeira mundial mas também pela crise climática que o mundo vive, com conseqüências nefastas para a geração de alimentação e as crises sociais que provoca.

Pacto Mundial de Empregos

A "Declaração de Montevideo" afirma que apesar de ter avançado o Mercosul, "pouco ou quase nada foi feito em relação aos trabalhadores da região, especialmente na proteção dos seus direitos".

Registra ainda que o "Pacto Mundial de Empregos", lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), fez um chamado aos governos e sociedade civil, especialmente as organizações empresariais e sindicais, para somar esforços para gerar empregos de qualidade. Com proteção aos interesses sociais dos trabalhadores, como forma de diminuir os impactos da crise econômica e financeira.

Paz e democracia

O texto destaca a importância da integração da paz com a democracia na região. "Queremos afirmar que para alcançar uma integração soberana e solidária é fundamental um ambiente de paz na região. Nos associamos ao conjunto dos movimentos sociais que lutam contra as bases militares estrangeiras no continente e repudiamos qualquer golpe de estado".

O documento termina com um apelo para a "unidade de ação do movimento sindical como condição fundamental para o protagonismo da classe trabalhadora nos processos de melhorias políticas e sociais".

(A Cúpula Sindical do Cone Sul foi realizada pela Coordinadora de Centrales Sindicales del Cono Sur: CGT e CTA Argentina
CUT, Força Sindical, UGT, CTB e CGTB do Brasil
CUT e CUTCAT do Chile
CUT, CUT A e CNT do Paraguay, e PIT-CNT do Uruguai)"