07/12/2009
A cada ano 60 jovens de famílias carentes da periferia de São Paulo participam do curso de gastronomia , do Bufê Escola Gastromotiva , negócio social da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que serve como treinamento e oportunidade de emprego na área gastronômica. A proposta é formar jovens para ingressarem no mercado de trabalho, através do estudo e da prática da gastronomia, assim como apoiar o desenvolvimento de negócios sociais gastronômicos, informa o diretor David Hertz. Essas e outras informações foram prestadas pelo próprio diretor, David, ao presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah, durante evento realizado no Sesc da Rua Augusta. É uma grande iniciativa que vai de encontro à preocupação da UGT no tocante a educação e a formação profissional", disse Patah.
Para participar do projeto a pessoa interessada ter que ter renda média mensal de três salários mínimos, pertencer a uma comunidade e residir num bairro periférico e já ter idéia de
Um negócio empreendedor. O curso tem 480 horas de duração que são divididas em aulas práticas, visitas técnicas e estágio prático no Bufê Escola Gastromotiva, ministradas nas tardes de segunda à sexta-feira,, campus da Vila Olímpia. Os jovens aprendem o ofício de auxiliar de cozinha com base na gastronomia regional brasileira. Manipulação de utensílios, técnicas de cocção, molhos básicos e receitas tradicionais estão entre os temas abordados. O curso também dá noções de salão, como serviço de mesa, bar e postura profissional para receber e servir. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.gastromotiva.org "
UGT - União Geral dos Trabalhadores