Começa hoje, com a presença da UGT, a IX Cumbre Sindical do Cone Sul

07/12/2009

(Marco Roza, de Montevideo) - A UGT participa com uma expressiva delegação, hoje, em Montevideo, no Uruguai, da IX Cumbre Sindical do Cone Sul. Presentes além da delegação, lideranças da UGT como o vice-presidente Antônio Cortizo, que apresentará um painel à tarde e Valdir Vicente, um dos principais organizadores do evento.

Participam da IX Cumbre, centrais sindicais do Paraguai (CUT Autêntica e CNT), Brasil (UGT, CTB, Força Sindical e CGTB), Argentina (CGT, CTA), Chile (CUT), Uruguai (PIT-CNT) e a CSA.

As centrais se reúnem em torno do tema: Balanços, perspectivas e propostas para 2010", e os discursos que mais têm empolgado uma platéia com mais de 400 representantes de toda a América do Sul, insistem na unidade na ação. E a unidade que as centrais brasileiras construíram no último ano tem sido citado como um exemplo a ser seguido.

O evento será encerrado com uma visita de José "Pepe" Mujica, candidato da Frente Ampla, de esquerda, que venceu as eleições presidenciais do Uruguai.

A vitória de Evo Morales, no último domingo, na Bolívia, também fez parte da maioria dos discursos que ressaltaram uma tendência de governos populares na America no Sul e incluíram, dentro do mesmo contexto, as eleições presidenciais e legislativas no Brasil, no próximo ano, vistas como determinantes para garantir o avanço de governos populares no Cone Sul.

Houve condenação ao golpe de estado em Honduras e repudio às recentes eleições, considerada uma fraude pelos que se referiram ao tema."