07/12/2009
Pequim, 7 dez (Lusa) - Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo são três das Cidades mais bonitas do Mundo" descritas num guia turístico à venda na China para enriquecer o vocabulário dos falantes locais de inglês.
O livro, escrito em inglês e chinês, está dividido em 70 capítulos e no fim cada um aparece, em rodapé, um "cesto de palavras" com alguns dos substantivos, adjetivos, verbos e advérbios utilizados no texto.
No caso do Rio de Janeiro, uma das primeiras cidades da lista, a seguir a Milão, Viena, Paris, Londres e Nova York, os editores escolheram dois substantivos ("samba" e festa") e quatro adjetivos ("sensual, "espontânea" e "enérgica" e "primitiva").
Além disso, a capital fluminense é apontada como a "cidade maravilhosa". A beleza da cidade é "majestática" e Ipanema e Copacabana são "duas das praias mais famosas do mundo".
Brasília é "uma das mais originais cidades do mundo" e "os edifícios oficiais, em particular, são inovadores e imaginativos". "Simetria" e "utopia" são dois dos adjetivos utilizados para descrever a capital brasileira.
A antiga capital, Rio de Janeiro, é "a cidade do Carnaval" e Brasília uma "Exposição Mundial de Arquitetura".
Já São Paulo é "a mais moderna e cosmopolita" cidade do país, compensando a "falta de atrações naturais" com o seu "poderio comercial e industrial".
Trata-se também da "maior cidade da América do Sul" ? uma "megalópole", com "significativas comunidades" de japoneses, italianos, árabes, judeus e chineses.
O livro, um volume de 256 páginas, publicado no ano passado, é vendido nas livrarias chinesas por 19,8 yuans (R$ 4,56 no câmbio atual).
É uma espécie de volta ao mundo, de Auckland (Nova Zelândia) a Reikjavik (Islândia) e de Havana (Cuba) a Osaka (Japão), que muitos chineses já estão em condições de realizar.
Segundo estimativas ocidentais, em 2020, a China será a maior fonte de turistas do mundo e cerca de cem milhões de chineses terão dinheiro suficiente para passar férias fora do seu país."
UGT - União Geral dos Trabalhadores