UGT promove seminário sobre acessibilidade no dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

03/12/2009

Neste dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12) a União Geral dos Trabalhadores (UGT), promoveu seu 1º Seminário Nacional da Acessibilidade. Mais do que um dia comemorativo, hoje é um dia de luta", afirmou Silvana Mesquita, Secretária Nacional de Assuntos de Acessibilidade da UGT. E foi esse espírito que mobilizou as ações da UGT para a promoção deste seminário que reuniu um publico de aproximadamente 80 pessoas no auditório da UGT na capital paulista.

A questão da empregabilidade das pessoas com deficiência foi um dos principais temas abordados durante o evento que contou com a presença de Marcos Belizário, secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo. Ele destacou a importância da realização do seminário, até para balizar ações da prefeitura. "Por este evento poderemos estender as ações da prefeitura nesta área. Fala-se de sustentabilidade mas não podemos esquecer o ser humano" afirmou o secretário. De acordo com Belizário, os direitos das pessoas com deficiência aqui no Brasil, ainda estão muito aquém do desejado e citou como exemplo os Estados Unidos, que conta com uma população maior de cadeirantes,e por conta disso, tiveram mais força para garantir seus direitos.

Durante a abertura do evento, o presidente da UGT, Ricardo Patah, destacou a necessidade de se cobrar ações práticas em favor das pessoas com deficiência. "Precisamos cobrar que as pessoas que se engajam nesta luta tenham mais ações práticas" afirmou Patah. "Há vários anos que estamos desenvolvendo trabalhos nessa área, no Sindicato dos Comerciários. E melhor do que falar é agir e nós já contratamos várias pessoas com deficiência", informou Ricardo Patah, que também preside o Sindicato dos Comerciários de SP, um dos maiores da América Latina.

Patah destacou também a necessidade de se buscar uma alternativa para tratar da questão relativa ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o emprego. Para o presidente da UGT, "só haverá democracia efetiva, quando não houver discriminação e houver inclusão social".

A secretária para Assuntos de Acessibilidade da UGT, Silvana Mesquita, lembrou que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1982 e desde então a data vem sendo marcada por fóruns de debates das políticas voltadas para as pessoas com deficiência. " Hoje estamos discutindo a questão da empregabilidade, mas nós do movimento sindical precisamos nos preocupar com Lei de Cotas e também se a Pessoa com Deficiência que se encontra empregada, está sendo tratada com respeito", afirmou Silvana.

Com palestra ministrada pelo Dr. Adriano Bandini T. Campos, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da prefeitura de São Paulo, foram apresentados os seguintes temas: Lei de Cotas, Tipos de Deficiência para o preenchimento da Lei de Cotas
Dinâmica da Fiscalização
Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
Empregabilidade da PcD e Ações de Empregabilidade da PcD da SMPED-SP.

Ao final do seminário os participantes foram contemplados com o certificado de participação. Para a secretária Silvana Mesquita, o evento foi extremamente positivo, pois houve uma interação muito grande entre os participantes. "Hoje plantamos aqui a primeira semente. E acredito que todos saíram daqui como agente multiplicadores destas questões que envolvem as pessoas com deficiência Agora iremos procurar interagir com as demais secretarias da UGT, para intensificarmos ainda mais essas ações", finalizou a secretária para Assuntos de Acessibilidade da UGT. "