03/12/2009
Durante os dias 22 e 27 de novembro foi realizada na Cidade do Panamá a Segunda Sessão Presencial do Curso de Formação de Formadores e Formadoras de Nível Internacional, convocado e realizado pela CSA/CSI. Participaram 20 formadores e formadoras de 13 países latino americanos. A UGT foi representada por Paulo Roberto do Nascimento.
Este Curso foi parte da estratégia educativa de acompanhamento do processo de unidade sindical continental, previsto no Programa de Ação da CSA/CSI. Estão previstos outros dois cursos anuais (2010 e 2011), os quais utilizarão a mesma modalidade: presencial, virtual e à distância.
A metodologia adotada permitiu identificar as diversas concepções de educação formação - capacitação presentes nas filiadas da CSA/CSI, ao mesmo tempo em que evidenciou um desafio: a necessidade de, a partir desta diversidade, sintetizar uma metodologia educativa para a CSA/CSI, metodologia esta que respeite as especificidades nacionais.
Os conteúdos tratados durante esta semana (Facilitação didática - dinâmica de grupos - conteúdos
planejamento - avaliação - seguimento
direção e gestão da Formação Sindical) complementaram os tratados na primeira sessão (20 a 24 de abril de 2009 Costa Rica). O excelente material de apoio distribuído torna-se referencia obrigatória para nosso processo formativo.
Um dos objetivos da Secretaria de Política Sindical e Educação da CSA/CSI é conformar um Sistema de Formação que articule as várias instâncias e organismos de formação de suas filiadas em todo o continente, inclusive as experiências setoriais. Para tanto há a proposta de criação de um Grupo de Trabalho Formação". E o primeiro passo é a articulação de uma rede com este grupo de formadoras e formadores. Esta foi a "lição de casa" que trouxemos do Panamá. "
UGT - União Geral dos Trabalhadores