25/11/2009
APOSENTADOS NA ORDEM DO DIA DAS CENTRAIS
Na proposta unitária para a Previdência Social, as centrais sindicais incluíram uma política de recuperação progressiva do salário mínimo até 2023. Para os aposentados e pensionistas, o ganho real se daria com base em 80% do PIB de dois anos antecedentes. A expectativa é de que se chegue a um acordo com o Governo ainda neste ano.
Para Aldo Liberato, chefe da secretaria nacional do Servidor Público da UGT, os aposentados devem se constituir em prioridade neste momento.
A ampla maioria de pessoas nesta condição, boa parte idosas, se habitua a condições de vida precárias, com salário sucateados justamente no momento em que mais precisam de conforto, cuidados com a saúde e qualidade de vida".
O sindicalista salientou que é na certeza da necessidade de socorrer a categoria que a central fundará o Sindicato Nacional dos Pensionistas, Aposentados e Idosos da UGT - SINDIAPI.
"Nosso objetivo é buscar alternativas para as difíceis condições a que eles estão submetidos. Inclusive, já entramos em consenso com as outras centrais para reivindicar o fim do fator previdenciário".
A Fundação do SINDIAPI acontece no Hotel Braston, no centro de São Paulo, nesta quinta-feira, 26, a partir das 8h30. "
UGT - União Geral dos Trabalhadores