O Dia Nacional da Consciência Negra

19/11/2009

Nesta sexta-feira (20) comemora-se em todo o território nacional o Dia da Consciência Negra" conforme estabelece a Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. A escolha desse dia (20) foi para reverenciar Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695.

Assim como Zumbi teve uma atuação importante no processo de libertação dos escravos no período do Brasil Colonial, seus ideais continuam entre a população negra do país mesmo decorrendo 414 anos de sua morte.

Lamentavelmente ainda existe discriminação contra os negros no Brasil, principalmente no mercado de trabalho onde dados estatísticos oficiais comprovam que em termos de salários os negros inferiorizados em relação aos brancos.

A UGT (União Central dos Trabalhadores) surgiu justamente como uma Central Sindical moderna que defende profundas modificações na sociedade e a construção de novos paradigmas voltados para um novo conceito de projeto sindical que se enquadre às exigências da evolução do Século XXI.

Preocupada com essa questão, a UGT mantém uma secretaria especifica para desenvolver ações que venham ao encontro dos anseios dessa injustiçada faixa da população brasileira. Trata-se da Secretaria Nacional para Assuntos da Diversidade Humana, da UGT que, dentre outros eventos, promove no Rio de Janeiro, o 1º Seminário Nacional da Diversidade Humana.

Ao mesmo tempo em que cumprimentos esses companheiros e companheiras afrobrasileiros pelo transcurso dessa memorável data, conclamamos a todos a juntar-se a UGT para que essa junção de idéias seja cada vez mais forte e representativa no sentido reivindicarmos por mais justiça social.

RICARDO PATAH

Presidente da UGT"