17/11/2009
A UGT (União Geral dos Trabalhadores) promove a partir desta quarta-feira (18) até sexta-feira (20) o 1º Seminário Nacional da Diversidade Humana. O evento faz parte das comemorações alusivas ao Dia da Consciência Negra, comemorada anualmente no dia 20 de novembro em todo o território nacional. A UGT é a única Central Sindical que está promovendo um seminário específico para debater temas importantes relacionados às questões raciais", disse o Secretário Nacional para Assuntos da Diversidade Humana da UGT, Mágno Lavigne.
Dentre os temas a serem discutidos constam: "Estatuto da Igualdade Racial"
"Diversidade no Mundo do Trabalho"
"Contrato Coletivo de Trabalho e Diversidade" e "Cultura e Etnia no Brasil". Diversas atividades culturais estão programadas para comemorar o Dia da Consciência Negra" e, no final do seminário será redigido, discutido e votado o documento oficial com as diretrizes conclusivas da UGT .
"Para se ter uma idéia, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constatam que o rendimento médio da população branca no Brasil é de R$ 812,00
já a dos negros é de R$ 409,00. Entre a parcela de 1% dos mais ricos do país, 86% são brancos", acentua Lavigne. O 1º Seminário Nacional da Diversidade Humana será realizado no auditório do Rio´s Presidente Hotel que fica na Rua Pedro I, nº 19 - região central do Rio.
A data de 20 de novembro foi escolhida como o "Dia Nacional da Consciência Negra" através da Lei 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. por marcar a morte do maior ícone da história dos negros no Brasil. Nesse dia, em 1695, Zumbi dos Palmares foi morto após ter sido denunciado por um companheiro e capturado pelos portugueses, dando fim ao Quilombo dos Palmares, o maior do país, situado em Alagoas, que chegou a abrigar mais de 30 mil negros. Em alguns municípios o dia 20 de novembro é feriado."
UGT - União Geral dos Trabalhadores