17/11/2009
O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, filiado a UGT (União Geral dos Trabalhadores), iniciou nessa segunda-feira (16) uma campanha para combater a precariedade, informalidade, excesso de jornada de trabalho e falta de comprimento da convenção coletiva nos supermercados.
Para orientar o trabalhador em supermercados a exigir seus direitos, o Sindicato elaborou um manual onde aponta as conquistas da categoria e seus direitos e ainda orienta como denunciar os abusos cometidos pelas empresas.
O manual está sendo distribuído por mais de 100 militantes aos trabalhadores de todos os supermercados da Capital. Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, diz que a entidade resolveu tomar a iniciativa depois que uma pesquisa constatou que muitos supermercados da Capital estão burlando os direitos e conquistas dos trabalhadores.Além disso, o dirigente afirma que essa época do ano, em função do aumento natural das vendas, há um desrespeito muito grande a legislação trabalhista, com a contratação de trabalhadores sem registro na Carteira Profissional e também o excesso na jornada de trabalho.
A informalidade é o grande problema no comércio. Este ano, em São Paulo, o comércio e, principalmente os supermercados, devem contratar mais de 50 mil trabalhadores temporários e o sindicato vai acompanhar de perto para que os direitos dos trabalhadores não sejam, violados", diz o sindicalista."
UGT - União Geral dos Trabalhadores