6ª marcha da Classe Trabalhadora - Centrais unidas pela redução da jornada

11/11/2009

11h30: Reduzir a jornada garante mais emprego. Esta tem sido uma das principais palavras de ordem desta 6ª marcha da Classe Trabalhadora em Brasília. O evento conta com a participação de milhares de trabalhadores de todo o país e começou esta manhã, pouco depois das 9h00, quando os manifestantes que se concentravam nas imediações do Estádio Mané Garrincha, ganharam as ruas em direção ao Congresso Nacional onde acontece um grande ato com a participação das principais lideranças sindicais do país.

Fruto de uma organização conjunta da União Geral dos Trabalhadores (UGT) com as demais centrais sindicais (CTB, CGTB, CUT, Força Sindical e NCST), a marcha deste ano tem como uma de suas principais bandeiras a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários.

Além da melhora na qualidade de vida da classe trabalhadora, a geração de empregos é um dos principais argumentos em favor da aprovação da medida. A estimativa, segundo cálculos do Dieese, é que de imediato com a adoção da redução, sejam criados mais de dois milhões de novos empregos.

Segundo cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em 2005, o Brasil tinha 22.526.000 pessoas com contrato de 44 horas de trabalho. Com a redução da jornada de 4 horas de cada uma dessas pessoas, abre-se a possibilidade de gerar 2.252.600 novos empregos. Com relação aos custos, apresentados pelos patrões, como fator impeditivo da redução da jornada, estudos do Dieese apontam que com redução os custos terão um aumento de apenas 1,99%.

Outras reivindicações:

· Valorização do Salário Mínimo (Aprovação do Projeto de Lei 01/07)

· Ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho)que tratam da Negociação no serviço público e contra a demissão imotivada)

· Não a precarização (com retirada dos PL's 4302/98 e 4330/04)

· aprovação da PEC 438/01 contra o trabalho escravo.