11/11/2009
O presidente da UGT, Ricardo Patah, foi convidado e deverá prestigiar a abertura da reunião em São Paulo, no dia 1º de dezembro.
Nos meses de novembro e dezembro a UNI Américas Finanças e o Comitê de Finanças da CCSCS, com apoio da Fundação Friedrich Ebert (Chile) e Projeto CUT/FNV (Brasil), promovem a 5ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais.
O evento terá duas etapas: nos dias 26 e 27 de novembro de 2009 em Santiago do Chile se reunirão as redes dos grupos BBVA, HSBC e Itaú/Unibanco. As redes dos grupos Santander, Banco do Brasil e Rede Internacional de Bancos Públicos reúnem-se nos dias 01 e 02 de dezembro de 2009 em São Paulo.
O objetivo desta reunião é promover uma maior integração do trabalho de ação sindical internacional entre os países das Américas e Europa nos bancos estrangeiros e multilatinos.
A Secretaria para Assuntos de Finanças, Créditos e Seguros da UGT, cujo titular é Edson Roberto dos Santos, juntamente com a CONTEC, estão organizando uma representativa delegação de bancários de bancos internacionais para participarem do evento. Lembramos que para a abertura do encontro em São Paulo foi convidado o presidente da UGT Ricardo Patah.
Além desta reunião conjunta das redes sindicais de bancos internacionais, um importante Seminário em São Paulo também terá a participação da UGT através da Secretaria para Assuntos de Finanças, Créditos e Seguros. Nos dias 12 e 13 de novembro acontece um Seminário sobre as Instituições Financeiras Internacionais - IFI's. O seminário terá como foco a familiarização com o CFI (Corporação Financeira Internacional) objetivando a identificação de seus padrões e consequentemente o desenvolvimento de projetos que visem acompanhar as reclamações sobre a instituição, facilitando o entendimento das queixas nos locais de trabalho.
UGT - União Geral dos Trabalhadores