Diga sim a redução da jornada de trabalho!

06/11/2009

Trabalhar menos, sem redução de salário e com mais qualidade de vida, para que mais pessoas tenham oportunidades ao mercado de trabalho. Essa é a proposta da redução da jornada de trabalho, de 44 para 40 horas semanais, com a finalidade de beneficiar os trabalhadores brasileiros.

Além da redução da jornada de trabalho para 40 horas, a 6ª Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília, também defenderá a valorização do salário mínimo - aprovação do PL 01/07
ratificação das convenções 151 e 158 da OIT (negociação no serviço público - contra a demissão imotivada)
Não a precarização - retirada dos PLS de terceirização - 4302/98 e 4330/04 e a aprovação da PEC 438/01 - contra o trabalho análogo ao escravo.

A medida já é realidade em países europeus e até em alguns de nossos vizinhos sul-americanos. Segundo o DIESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e o movimento sindical, a estimativa é de que serão gerados, cerca de 2 milhões de novos empregos em todo Brasil.

Apoiar a redução da jornada de trabalho é lutar pela criação de novos empregos e defender a melhoria da qualidade de vida do trabalhador brasileiro. As centrais sindicais se uniram em prol dessa conquista, e esperam reunir 1 milhão de assinaturas em todo País.

Penso que unir forças nesse momento de luta em favor ao trabalhador brasileiro, é beneficiar a sociedade como um todo, afinal a aprovação desse projeto será um marco na história do movimento sindical, no qual eu me dedico há 23 anos.

Nós sindicalistas temos que sensibilizar os deputados federais para apoiar a emenda, que transformará a economia brasileira. O crescimento econômico do nosso pais nos últimos anos nos mostra que o Brasil está desenvolvido o suficiente para absorver essa mudança, mas para isso precisamos do apoio dos companheiros, que estão dentro do Congresso Nacional na votação favorável da redução da jornada trabalhista.

Defendo a aprovação desse projeto, pois, tenho total convicção no quanto a emenda beneficiará a classe trabalhadora. Tomo como base a cidade de Carapicuíba, onde atuo como vice - prefeito, a maioria da população são trabalhadores, que levantam de madrugada para chegar ao trabalho e retornam tarde às suas casas, ocasionando assim, o distanciamento de seus familiares, o que faz a região ser considerada uma cidade dormitório.

Na última eleição para Deputado Federal, a cidade de Carapicuíba elegeu um dos candidatos com dezenas de milhares de votos e gostaríamos de ver esse deputado votar na Câmara, algo de interesse da classe trabalhadora, declinando e divulgando o seu voto.

Chegou a hora dos políticos demonstrarem seus reais interesses, se vieram apenas pedir o voto dos trabalhadores e trair esses eleitores, ou se vão defender a nossa classe e apoiar a redução da jornada trabalhista.

Em nome da classe trabalhadora, me sinto no direito de dizer, que esperamos ver os Deputados Federais eleitos cumprir as promessas feitas durante a campanha política. Os votos conquistados em Carapicuíba e região devem ser lembrados na hora de apoiar a emenda, que sem dúvidas beneficiará a nossa classe.

Um forte abraço,

Salim Reis, é vice-presidente da UGT e vice-prefeito de Carapicuíba