UGT lança Cartilha de Acessibilidade

06/11/2009

A Secretaria para Assuntos de Acessibilidade da UGT (União Geral dos Trabalhadores) está lançando uma cartilha" contendo informações úteis para deficientes. O principal objetivo, segundo a secretária Silvana Mesquita, é prestar esclarecimentos no tocante ao trato para com essas pessoas vítimas do preconceito social, muitas delas excluídas do mercado de trabalho. A publicação conta com a apresentação do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah onde faz uma breve avaliação da acessibilidade sob a ótica da Carta de Princípios, documento considerado a "Carga Mágna" da Central Sindical fundada há pouco mais de dois anos.

O presidente Patah lembra que a UGT tem o propósito de manter a sabedoria e a esperança como as bases para a construção de um futuro melhor, democrático e humanista. "Um futuro em que o sorriso sobrepuje as lágrimas e a fraternidade destrua o egoísmo entre os povos", diz Ricardo Patah num trecho de sua mensagem de apresentação da "cartilha", justificando a existência na UGT da Secretaria de Assuntos de Acessibilidade, responsável pela implantação de programas direcionados a esse segmento da sociedade, mostrando o quanto essas pessoas são úteis e como podem contribuir para que o Brasil seja uma Nação cada vez mais forte e, acima de tudo, humana.

A Secretária Silvana lembra que a Constituição Federal de 1988 foi um marco histórico no país ao assegurar o direito à inclusão social do deficiente e proibindo qualquer tipo de discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador com deficiência. Com a publicação, Silvana espera fazer com que os sindicatos filiados à UGT entrem nessa "batalha" conscientizando suas bases e a sociedade em geral sobre a importância da viabilização dos propósitos das políticas existentes no país. A "cartilha" trás matérias relacionadas aos "Benefícios às Empresas", "Orientações para o trato das pess oas com deficiência" e outras esclarecendo alguns tipos de deficiências, encerrando com a citação das principais leis que regem o tema."