06/11/2009
Neste sábado (7) comemora-se em todo território nacional o Dia do Radialista" de acordo com a lei federal 11.327, sancionada pelo presidente Lula no dia 24 de junho de 2006. O Artigo primeiro da referida lei prevê que a comemoração dessa data coincide com a do nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso.
Antes de falar no radialista é importante dizer alguma coisa sobre o seu "instrumento" de trabalho que é a emissora de radiodifusão que, no Brasil, teve a sua primeira fundada no dia 20 de abril de 1923, por iniciativa de Edgar Roquete Pinto, na Academia Brasileira de Ciências. Era a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, com o prefixo PRA-A. Logo depois veio a Rádio Clube do Brasil PRA-B, fundada por Elba Dias. Em São Paulo a primeira emissora fundada foi a Educadora Paulista, em 1924.
Mas, a primeira transmissão de rádio foi um ano antes. No dia 7 de setembro de 1922 durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil, com a palavra do presidente da República, Epitácio Pessoa. A transmissão chegou a ser captada em Niterói, Petrópolis(RJ) e São Paulo, graças a uma retransmissora instalada no Corcovado
Hoje existem centenas de emissoras espalhadas por todo o Brasil. Cada uma cumprindo a sua missão de se comunicar com a comunidade de sua área de abrangência.
Contudo, uma emissora de rádio seria "muda" se não tivesse a participação do radialista. Desde o locutor, um autêntico formador de opinião, passando pelos profissionais que cuidam da parte técnica, sonora, administração e programação da rádio.
A diretoria nacional da UGT (União Geral dos Trabalhadores) reconhece a importância desses milhares de trabalhadores e trabalhadoras do rádio espalhados por esse Brasil a fora. Até porque a UGT tem, entre seus inúmeros filiados vários sindicatos de radialistas e até mesmo uma Federação, em Brasília.
Esperamos que essa valorosa categoria de trabalhadores e trabalhadoras do meio radiofônico leve aos mais distantes pontos da Nação mensagens de fé e otimismo para o sofrido povo brasileiro, e palavras de incentivo para que se unam a seus sindicatos, exigindo dos governantes políticas que lhes proporcionem melhores condições de vida.
RICARDO PATAH
Presidente da UGT"
UGT - União Geral dos Trabalhadores