FUNDACENTRO / Agricultura familiar é tema de projeto da instituição

03/11/2009

A Fundacentro acaba de concluir o projeto Condições e Ambientes de Trabalho na Agricultura Familiar", realizado em seis municípios do estado de Sergipe, que teve como objetivo específico, a análise das condições de trabalho nesse segmento populacional. Constitui-se o setor agropecuário, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho - OIT, em uma das três atividades de maior acidentabilidade no mundo. Referências mundiais apontam que a agricultura familiar responde por uma incapacidade permanente para cada três acidentes ocorridos, sendo as operações com máquinas e implementos agrícolas, ferramentas manuais, animais de criação e topografia, os responsáveis pelos maiores índices de acidentes, acrescendo-se o grande índice de acidentabilidade com mulheres e com menores e adolescentes.

O projeto iniciado em 2007, a partir de proposta da área rural da entidade, foi desenvolvido sob coordenação do engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho Armando Barbosa Xavier Filho da Fundacentro/BA e em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe, Escola Agrotécnica Federal de São Cristovão/SE, Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Sergipe, Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe, Centro Federal de Tecnologia de Sergipe, Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju/SE, e Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Sergipe.

A agricultura familiar, que responde por 75 por cento da produção nacional de alimentos, absorve 81 por cento da população economicamente ativa rural, sendo relevante o fato que em 72 por cento do total dos estabelecimentos, atuam menos de cinco pessoas, em geral grupos familiares (responsável e membros da família), constituindo-se assim de alta importância na absorção de mão-de-obra e na produção de alimentos, quer para o consumo interno nacional, como para o autoconsumo. Assim é que, a produção familiar além de fonte de recursos para famílias de menor renda, atua como atenuador da migração para as áreas urbanas, além de contribuir de forma consistente para a geração de riqueza, considerando o incremento que gera nos vários setores da economia do país, devido não apenas a produção do setor, mais a todas as relações com os demais setores da economia.

Foram pesquisados 299 estabelecimentos rurais dos municípios de Nossa Senhora da Glória, São Cristovão, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Boquim e Itabaiana, levantando-se dados e informações referentes às características dos estabelecimentos, condição dos responsáveis, pessoal residente, perfil da agricultura e acidentes ocorridos.

Constitui-se o levantamento e conseqüente relatório final em rico painel sobre as condições e ambientes de trabalho nesse segmento do setor primário da economia, que devidamente analisado e discutido com a população nela inserida, permitirá alavancar planos e ações voltados a esse segmento populacional.

O relatório final, após conclusão, estará disponível para download no portal da Fundacentro e será apresentado no seminário "Segurança e Saúde na Agricultura familiar", a ser realizado sob coordenação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, à avenida Sete de Setembro, 122, no dia 9 de dezembro de 2009, sede do sindicato no Município de Nossa Senhora da Glória/SE e terá, como palestrante, o engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho, Clóvis Eduardo Meirelles da Fundacentro/SP.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo telefone (79) 3411.2747.

A União geral dos Trabalhadores homenageou o servidor da Fundacentro, Engenheiro Agrônomo Clovis Eduardo Meirelles pela "magnífica exposição sobre o tema: NR 31 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho no Campo".

A homenagem ocorreu em Jaú, interior de São Paulo, no dia 1 de outubro de 2009 na 1ª Plenária Estadual dos Trabalhadores Rurais.

"