30/10/2009
Nesta terça feira, dia 20, aconteceu um importante evento para o movimento sindical no Piauí, o lançamento da UGT (União Geral dos Trabalhadores), uma central sindical que é resultado da união entre CGT, SDS, CAT e várias entidades sindicais independentes. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores Municipais e contou com a presença do Secretário Nacional de Organização e Políticas Sindicais da UGT, Chiquinho Pereira, além de outras autoridades sindicais do estado.
A UGT tem como base o sindicalismo cidadão e trabalha através de uma nova visão de futuro e adequação às novas tecnologias. A idéia é fundar no estado esta central que tem características diferentes das já existentes. O Objetivo é mostrar para os trabalhadores a necessidade de cada sindicato ser ligado a esta Central Nacional, pois é através da união destes sindicatos que se construirá um juízo de valor", afirmou o Secretário Nacional.
Durante o encontro líderes sindicais falaram sobre as reivindicações que ocorreram após o avanço tecnológico na sociedade do conhecimento, e esclareceram a idéia do PiauÍ ter uma central sindical nacional. "As marcas deixadas pela ditadura possibilitaram a idéia de criação de uma central única, já que naquele tempo foi através da união que conseguiram a liberdade de expressão", pontuou o secretario.
O objetivo desta Central é criar força e trabalhar com os novos desafios impostos pela sociedade, em busca da qualidade de vida, através de novas res postas e propostas aos problemas nacionais. Para Quintino Ribeiro, presidente do Sindicato Judiciário Estadual, é na luta junto aos orçamentos públicos que se discute o valor de saúde e moradia do trabalhador. "É de suma importância a implantação da central pois iremos trabalhar em conjunto contra os desafios impostos pelo mundo globalizado, que cada vez mais exige novos conhecimentos", destacou.
A União Geral dos Trabalhadores discutirá um conjunto de propostas para despertar uma consciência sindical que melhore a capacidade dos dirigentes e a situação do país. "Esta corrida que a UGT faz pelo Brasil não é em vão, já que novos projetos estão surgindo e novas propostas também. Mas sem dúvidas é preciso aproximar mais a sociedade dos sindicatos para implantarmos um novo projeto para o sindicalismo brasileiro", finalizou Chiquinho Pereira.
A fundação da UGT no Piauí acontecerá ainda este ano. Prestigiando o evento estiveram presentes repres entantes de sindicatos, como: SINPOLJUSPI, Sindicato dos Taxistas, SINOSJUS, SITEC, SINTEC, SINDIETUDE, SINDSERM e algumas outras entidades afins."
UGT - União Geral dos Trabalhadores