28/10/2009
Com uma área territorial representada por 13 municípios da região sul, de Mato Grosso do Sul, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Naviraí, filiado à UGT (União Geral dos Trabalhadores) é considerado um dos mais atuantes. Teve uma participação efetiva nas recentes discussões salariais unificadas que culminaram com a conquista de reposição salarial e aumento de 1,54%, depois de 25 dias de greve.
O presidente Moacir Januário Fogaça considera como boa" essas conquistas e que os trabalhadores bancários também colaboraram mantendo-se firmes e unidos com a paralisação. Além de defender os bancários por melhores salários e de seus direitos constitucionais, o Sindicato dos Bancários de Naviraí promove cursos profissionalizantes como os de informática e matemática financeira, com vistas a aprimorar mais os conhecimentos de seus filiados , "Até porque a UGT sempre defendeu cursos de qualificação profissional para colocar o trabalhador à altura das exigências do mercado de trabalho, dado aos avanços tecnológicos", explicou Moacir que, na região sul matogrossense vem trabalhando com afinco visando formar a UGT -MS. "Acreditamos que até o final de novembro isso aconteça", disse.
O presidente Moacir Januário Fogaça , que é o primeiro secretário ajunto da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da UGT participou recentemente do Seminário Nacional de Ecologia e Desenvolvimento- A Nova Economia de Baixo Carbono, promovido em São Paulo pela sua pasta. "O seminário foi um marco para a UGT começar a desenvolver estudos e ações na prevenção da degradação do meio ambiente, garantindo com isso que, num futuro bem próximo, tenhamos no Brasil e no mundo uma melhor sintonia com a natureza e, consequentemente, melhores condições de vida a todo ser humano", avaliou Moacir."
UGT - União Geral dos Trabalhadores