Reunião dos Órgãos Sociolaborais do Mercosul

19/10/2009

Foi realizada, no dia 16 de outubro de 2009, a reunião da Seção Nacional brasileira dos Órgãos Sociolaborais do Mercosul - OSLM, Observatório do Mercado de Trabalho do Mercosul - OMTM, e Grupo de Alto Nível Estratégia Mercosul de Crescimento do Emprego do Mercosul - GANEmple. Desta reunião participaram, pela UGT, os companheiros Cícero Pereira da Silva e Gustavo Garcia, além de outras representações sindicais, do setor patronal e do governo.

Na referida reunião foram discutidos os avanços logrados no Subgrupo de Trabalho 10 do Mercosul- SGT, dentre os quais se destacam as negociações sobre o Plano Regional para a Erradicação do Trabalho Infantil do MERCOSUL e a realização da II Oficina Internacional sobre Livre Circulação, em Montevidéu, nos dias 14 e 15 de outubro do ano corrente. Foi também discutida a atualização da Declaração Sociolaboral do Mercosul, e uma possível proposta de mudanças no Regimento Interno do Observatório do Mercado de Trabalho, e o futuro dos Órgãos Sociolaborais do Mercosul.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 27 de outubro de 2009, com o objetivo único de avançar nas discussões relativas à atualização da DSL, em São Paulo, na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de São Paulo. Espera-se avançar na definição de nova redação para a DSL, de modo que a Declaração reflita as mudanças e avanços ocorridos desde sua assinatura em 1998."