19/10/2009
A UGT (União Geral dos Trabalhadores) participou do Seminário Regional de Trabalho Decente que foi realizado em São José, capital da Costa Rica, de 12 a 14 deste mês. O encontro teve a participação de uma delegação de mulheres sindicalistas das organizações filiadas à CSA (Confederação Sindical de Trabalhadores(as) das Américas) e, dentre elas Adriane Moscardim, do Sindicato dos Bancários de Ribeirão Preto (SP), filiado à UGT, no ato representando a sua diretoria nacional. O Trabalho Decente é a via fundamental para a superação da pobreza, inclusão social , promoção da Igualdade e oportunidades com respeito e direitos do trabalho e proteção social", explica Adriane.
A atual crise econômica global ameaça, com grande impacto, as desigualdades que existem no mundo do trabalho, tudo isto provocado pela precarização das condições de trabalho, da instabilidade, da informalidade e da pouca cobertura das políticas publicas , que uma vez mais prejudica a geração de trabalho decente. Segundo a representante da UGT, neste contexto a CSA (Confederação Sindical de Trabalhadores(as) das Américas) com a finalidade de continuar a contribuir com o fortalecimento do movimento sindical através da participação e representação da mulher, pretende facilitar um processo de reflexão sobre a participação política para construir coletivamente linhas estratégicas para ir contra os fatores que prejudicam diretamente as mulheres trabalhadoras das Américas.
Adriane Moscardim salienta que "com base nas experiências desenvolvidas, considera-se necessária a realização deste seminário regional "Trabalho Decente e Igualdade de Gênero", no marco da estratégia da promoção da Igualdade de Gênero da OIT(Organização Internacional do Trabalho) na região, com o qual se pretende envolver os processos e instrumentos que utilizam na região para uma maior incorporação das mulheres nos sindicatos". O objetivo geral deste encontro, segundo a delegada da UGHT, é fortalecer as ações de coordenação e intercambio de experiências, para reforçar as estratégias sindicais para uma maior participação e representação das mulheres nos sindicatos e incidir nas políticas públicas orientadas ao acesso das mulheres ao trabalho decente.
No Brasil , o Grupo Nacional do Trabalho Decente , que é tripartite e tem a participação das centrais sindicais , está desenvolvendo o Plano Nacional do Trabalho Decente, com a preocupação de transversalizar a perspectiva de Gênero na geração dessas políticas. As prioridades são :direitos fundamentais, .proteção social e a campanha da OIT e CSA- CSI é a igualdade de Gênero no coração do trabalho decente.
É fundamental que lutemos pela promoção da igualdade de Gênero."
UGT - União Geral dos Trabalhadores