05/10/2009
O continente americano se mobiliza no próximo dia 7 de outubro para exigir políticas de promoção do trabalho decente. As centrais sindicais afiliadas a CSA (Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas) vão realizar atividades na Jornada Mundial pelo Trabalho Decente promovida pela CSI (Confederação Sindical Internacional).
As atividades de 7 de Outubro alcançarão mais de 130 países que pretendem repetir a organização em massa do ano anterior. Em 2008, 216 organizações sindicais nacionais realizaram mais de 600 atividades para a Jornada Mundial pelo Trabalho Decente. Milhares de pessoas participaram em concentrações, reuniões nos lugares de trabalho e eventos especiais ao longo do dia.
Neste ano, se espera que as maiores mobilizações sejam realizadas nas Américas. A maior parte das afiliadas da CSA promoverão atividades dentro do mesmo tema: a resposta à crise depende do respeito aos direitos fundamentais do trabalho e uma reforma profunda da economia global", declarou o secretário geral da CSA, Víctor Báez Mosqueira.
As centrais sindicais da Argentina, Colômbia, Perú, Brasil, México, Chile, Venezuela, Equador, Panamá, El Salvador, Nicarágua, República Dominicana, Guatemala, Paraguai e Canadá anunciaram atividades para exigir de seus governos políticas de trabalho decente.
No Brasil, as centrais sindicais (CUT, UGT e Força Sindical) preparam a "Sexta Marcha dos Trabalhadores" em Brasília. A estimativa é reunir pelo menos 30 mil trabalhadores das principais localidades do país na capital federal para reivindicar seus direitos.
As mobilizações terão seu epicentro em Buenos Aires onde será realizada a XVI Conferencia Interamericana de Ministros de Trabalho (CIMT - OEA). A CSA, juntamente com suas afiliadas CGT e CTA, anunciou aos representantes ministeriais um ato público para exigir medidas contra o trabalho precário.
Os eventos podem ser acompanhados no site da Jornada nas Américas: www.csa-csi.org/trabajodecente. Além disso, no dia 7, uma radio web no site da CSA transmitirá notícias ao vivo em cada país.
Sobre a CSA
A Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas é a organização sindical mais importante do continente americano. Fundada em 27 de março de 2008, na Cidade do Panamá, estão afiliadas à confederação 66 organizações nacionais em 29 países, representando mais de 50 milhões de trabalhadores. A CSA é a organização regional da Confederação Sindical Internacional (CSI).
Trabalho decente é
Um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. É trabalho digno."
UGT - União Geral dos Trabalhadores