Sindinstal assina seu primeiro contrato coletivo

02/10/2009

Depois da conquista da Carta Sindical, recebida há pouco mais de 6 meses, o Sindistal, filiado a UGT, assinou na sexta-feira, dia 2, o primeiro contrato coletivo de trabalho, como representante da categoria dos trabalhadores em empresas instaladoras de redes de TV por assinatura, Cabo, MMDS, DHT do Estado de São Paulo.

Segundo o presidente do sindicato, José Tadeu de Oliveira Castelo Branco, agora realmente nós vamos organizar a categoria, para podermos partir em busca de maiores conquistas, para os trabalhadores deste setor que estavam muito desarticulados". Segundo Castelo, somente no Estado de São Paulo, a categoria reúne mais de 10 mil trabalhadores.

Além da presença da diretoria do Sindinstal, e de representes do Sinstal (sindicato patronal), a assinatura do Contrato Coletivo, contou com a participação do Secretário de Relações de Trabalho, Luiz Antonio de Medeiros, e do vice-presidente do Sindicato dos Comerciários José Gonzaga da Cruz.

Medeiros parabenizou o Sindinstal e lembrou o quanto era difícil, na sua época de sindicalista, assinar uma convenção coletiva. Segundo Medeiros, "o Brasil mudou, o trabalhador mudou, o empresário mudou e o governo também mudou. No governo Lula muita coisa tem sido feita para melhorar o relacionamento entre trabalhadores e empresários", afirmou o secretário.

O contrato que definiu um reajuste de 5% para a categoria, foi assinado pela diretoria do Sindinstal (Castelo - Paulo Mori - Osvaldo - Narcisio - Eduardo e Moisés). O sindicato patronal (Sinstal) foi representado por sua presidente Vivien Mello Suruagy e pelo seu diretor executivo Marcelo Rodrigues Pacotte."