24/09/2009
A Fenasec (Federação Nacional das Secretárias e Secretários) e outros cinco sindicados da mesma categoria filiaram-se a UGT (União Geral dos Trabalhadores). A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (24) na sede nacional da UGT com a presença de sua diretoria operacional liderada pelo presidente Ricardo Patah. A opção pela UGT, segundo a presidente Maria Bernadete Lieuthier , deve-se à sua filosofia de trabalho que coincide muito com a nossa federação e de seus 24 sindicatos filiados", disse. Ingressaram na UGT os sindicatos estaduais de secretárias e secretárias da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Distrito Federal, além do de Campinas e região. Essa categoria é representada por 2 milhões de trabalhadoras e trabalhadores em todo o Brasil, segundo pesquisa feita em 2002.
Ao fazer a saudação às novas entidades filiadas, o presidente Patah fez um resumo das atividades desenvolvidas pela UGT nos seus dois anos de existência e as bandeiras por ela defendidas dentro do preceito de um sindicalismo cidadão, ético e inovador, citando campanhas pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores nos campos da educação, saúde, transportes e lutas contra a discriminação das mulheres e de raças, exemplificando que o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, também filiado à UGT, já conseguiu grandes avanços, lamentando que ainda hoje, é difícil encontrar trabalhadores negros em shoppings, "porque os patrões preferem pagar o dobro para um branco do que admitir negro", explicou o presidente Ricardo Patah.
A presidente da Fenasec disse que atualmente existem 24 sindicatos filiados e que desses, pelo menos 15 já estão praticamente filiados a UGT, "mas espero, com o decorrer do tempo trazer todos", declarou. No Rio de Janeiro, de acordo com a presidente Geralda Ribeiro de Freitas, existem pelo menos 400 trabalhadoras na base. O Secretário Geral Canindé Pegado fez uma exposição ilustrada por slides sobre o crescimento da UGT. Participaram ainda as dirigentes Rita de Cássia (Bahia), Maria Amélia Alves Nogueira (Distrito Federal) e Ondine Fratini( Campinas e Região). Prestigiaram a solenidade pela UGT José Francisco (PA), Walmir de Almeida Lima (Pernambuco),Vicente da Silva (Paraná), Laerte Costa, Valdir Vicente, José Moacyr Malvino Pereira(Finanças), Marcos Afonso de Oliveira(Divulgação e Comunicação), além de diretores do Sindicato dos Comerciários."
UGT - União Geral dos Trabalhadores