Criada a UGT do Espírito Santo.

22/09/2009

Em 17/09/09, na cidade de Vitória, foi realizado o Congresso de fundação da UGT - Espírito Santo, que contou com a presença de cerca de 110 sindicalistas.

Assim, a UGT já nasce forte no Espírito Santo, e com certeza se converterá no pólo aglutinador e articulador da ação dos sindicatos ugetistas no estado.

O Presidente da UGT, Ricardo Patah
o Secretário Geral, Canindé Pegado
e o Secretário de Organização e Políticas Sindicais, Chiquinho Pereira, estiveram presentes, e fizeram um relato das atividades realizadas nesses dos dois anos de existência da central.

Para Ricardo Patah, as Centrais Sindicais são conquistas da democracia brasileira, eficientes para reunir os diferentes atores com a finalidade de avaliar e propor diretrizes de políticas públicas setoriais".

O Secretário de Políticas da UGT, Chiquinho Pereira, ressaltou que a UGT "possui o diferencial de outras Centrais pela realização de atividades que vêm desenvolvendo em todo país, com uma produção e atuação significativa de propostas para o poder público, o setor produtivo e a sociedade civil".

Durante o simpósio, estiveram presentes o Perito do INSS - Dr. Plínio Feitosa, que palestrou sobre Recursos de Perícias, Emissões de CAT, entre outros assuntos
e no segundo momento o Excelentíssimo Dr. Levi Scatolin, Procurador Regional do Ministério Público do Trabalho, que trouxe para debate o tema: "Como fazer um sindicalismo combatente, ético e transparente sob a ótica do MPT".

O presidente eleito da UGT-ES, Ari George Floriano (presidente do Sintramassas), disse que a UGT vê a fundação no Estado como resposta aos novos tempos, buscando a satisfação dos interesses sociais e econômicos dos trabalhadores nas lutas democráticas e progressistas do povo capixaba."Este foi um momento histórico de grande reflexão e conquista para o Cooperativismo de Trabalho", concluiu Ari.

UGT da Paraíba

Na quarta-feira (dia 23), será realizado no Espaço Cultural José Lins de Rêgo, em João Pessoa, o Congresso de Fundação da UGT do Estado da Paraíba."