Sindicalistas de Shangai visitam a UGT.

22/09/2009

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) recebeu nessa terça-feira (22) a visita de uma delegação de sindicalistas de Shangai, China. Os sindicalistas foram recebidos pelo presidente Ricardo Patah, pelo Vice Antonio Carlos dos Reis, o Salim" e o Secretário Geral da entidade, Canindé Pegado. O objetivo da visita foi conhecer as estruturas do movimento sindical brasileiro, em especial dos sindicatos filiados à UGT. Fazem parte da comitiva os dirigentes sindicais Xiao Kuntao, Cai Jun, Zhang Liqun e Zhng Guafeng e e as sindicalistas Mai Bilian e Yang Aiping

Durante a reunião o presidente Patah fez uma breve exposição sobre a UGT, desde a sua fundação, há pouco mais de dois anos e suas principais bandeiras em defesa dos reais direitos dos trabalhadores. Os sindicalistas chineses fizeram perguntas e procuravam anotar tudo, numa demonstração de real interesse pela política sindical ugetista. Xiao Kuntao, Vice-Presidente da Shangai União Council disse que em sua cidade a renda per capita é de US10 mil mas a nível nacional (China) cai para US 3,500. A do Brasil é de US 7,5 mil

Ricardo Patah falou sobre a campanha sindical no sentido de reduzir a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem a redução de salários, cujo projeto está para ser votado no Congresso Nacional. Os trabalhadores chineses informaram que em Shangai a jornada já é de 40h de trabalho por semana e que os trabalhadores chineses desejam que essa conquista seja realmente viabilizada pelos brasileiros. Nesta quarta-feira (23) a delegação chinesa fará uma visita ao Congresso Nacional sob a liderança do Vice-Presidente da UGT, Lourenço Ferreira do Prado. "