16/09/2009
Lá se vão quase três anos de luta.
Três anos de União das Centrais e do Movimento Sindical Catarinense, tempo que contribuiu para fortalecer o laço de Unidade em torno de um objetivo, Instituir o Piso Regional de Salários no Estado.
Inúmeras foram as resistências, as tentativas de desmobilizar o Movimento.
A persistência, a legitimidade da mobilização, a pressão das Centrais Sindicais, dos trabalhadores e trabalhadoras, dos estudantes, dos aposentados, dos desempregados, enfim, da população catarinense, representada por quase 50.000 assinaturas em favor do Projeto de Iniciativa Popular que institui o Piso Regional de Salários, entregues ao Presidente da ALESC, foram decisivas para o desfecho dessa jornada.
O Governo, pressionado, encaminhou o Projeto para a Assembléia Legislativa.
Uma maratona de reuniões, articulações e negociações que aconteceram nos últimos meses, aumentou ainda mais a União do Movimento Sindical.
Destacamos aqui dois fatos que ficaram muito evidentes nesse processo:
- a União dos Trabalhadores em torno da causa
- a preocupação dos empresários com a força dessa União.
Essa Unidade representa organização, fortalecimento, capacidade ampliada de pressão e legitimidade para as reivindicações futuras.
Os argumentos contra o Piso Regional foram os mesmos, desgastados e frágeis demais diante da competência técnica dos companheiros do DIEESE de SC. Não foram páreos para as Centrais que souberam dosar pressão e articulação política, e, com sabedoria, desmontaram a tese dos empresários conquistando essa importante vitória.
Sabemos que enquanto houver capitalismo, haverá embates, haverá antagonismos entre capital e trabalho, haverá luta para reduzir as desigualdades e injustiças sociais.
Sabemos que vitórias e conquistas, vêm em doses homeopáticas e as imposições do capitalismo em muito maior monta, mas nem por isso desistiremos de continuarmos lutando por condições mais dignas, salários mais justos, distribuição de renda e acesso as riquezas para aqueles que as produzem, os trabalhadores e trabalhadoras desse imenso e desigual Brasil.
Nós da UGT/SC, estamos orgulhosos por termos cumprido nossa obrigação, por estarmos juntos e Unidos a todo o Movimento Sindical nesse dia de glória, no dia em que a força da União dos Trabalhadores e de seus representantes legítimos deixaram nos anais da história de Santa Catarina, essa importante conquista.
Fica aqui o nosso sincero muito obrigado a todos e a todas que contribuíram para o sucesso do Projeto de Lei que instituiu no dia, 09/09/2009, o PISO REGIONAL DE SALÁRIOS para todo o Estado de Santa Catarina.
Saudações Ugetistas!
UGT - União Geral dos Trabalhadores