24/08/2020
Fenaban apresentou proposta com reajuste zero no salário, redução de até 48% na PLR, e ainda quer retirar direitos históricos da categoria bancária
A carreata #BancosExploram reuniu centenas de bancários que protestaram contra a proposta apresentada pelos banqueiros para a Campanha Nacional dos Bancários 2020 . Nem o frio de 11 graus e a chuva desmobilizaram a categoria, na manhã de sábado 22.
Desde às 10h, respeitando o distanciamento social por conta da pandemia do coronavírus e usando máscaras, os bancários chegavam a Praça Arlindo Rossi, Cidade Monções, próximo à Ponte Estaiada onde ocorreu a concentração.
A cada hora, mais carros de bancários chegavam para participar do movimento. Bandeiras, faixas e adesivos traziam frases de protesto, dentre elas #NãoMexaNaMinhaPLR por conta da proposta dos bancos de redução de até 48% que os bancos querem impor nesta campanha e também contra a #NãoaMP995 que libera fatiamento e privatização da Caixa Econômica.
Ao mesmo tempo, o protesto serviu para pressionar a Fenaban a apresentar, neste sábado 22, uma proposta que atenda as reivindicações dos bancários na Campanha Nacional 2020.
Após algumas falas de dirigentes, a carreata saiu percorrendo pontos estratégicos da cidade de São Paulo como Ponte Estaiada, Marginal Pinheiros, Avenida São João, Sé até chegar a Quadra dos Bancários, no centro.
Ação solidária
No final da carreata, bancários doaram roupas, cobertores e alimentos engrossando a ação Bancário Solidário. Que desde o dia 10 de agosto, distribui com ajuda de doações, mil quentinhas e sopa para os moradores de rua e para quem foi prejudicado com a pandemia.
Veja como foram as rodadas de negociação anteriores:
> Sétima rodada: Bancos querem retirar 13ª cesta e diminuir gratificação
> Sexta rodada: Fenaban propõe reduzir PLR dos bancários em até 48%
> Quinta rodada: Bancos apresentarão proposta na terça-feira 18
> Quarta rodada: Sindicato cobra implantação do canal a vítimas de violência
> Terceira rodada: Sindicato cobra da Fenaban melhorias para saúde dos bancários
> Segunda rodada: Bancários reivindicam manutenção dos empregos
> Primeira rodada: Sindicato negocia regulamentação do home office.
Fonte: SP Bancários
UGT - União Geral dos Trabalhadores