STI Vestuário de Jaraguá do Sul (SC) lança a Campanha Viver em paz é viver sem drogas""

25/08/2009

O Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário de Jaraguá do Sul (filiado à UGT), lançou sábado (22), na sede Recreativa (bairro Ilha da Figueira), a Campanha Eu Abraço a Vida. Viver em Paz é Viver sem Drogas", com o objetivo de alertar os vestuaristas e a sociedade em geral sobre os riscos do uso de drogas, de qualquer tipo, e quais mecanismos de prevenção e tratamento. A Campanha é permanente e inclui palestras aos trabalhadores e trabalhadoras sobre a necessidade de prevenção e orientação, além de distribuição de material informativo.

"Esta iniciativa é um esforço a mais na luta contra as drogas, luta que mobiliza vários setores da sociedade, por isso, estamos solidários no abraço à vida", explica o presidente do STI Vestuário, Gildo Alves. "Nossa intenção é que cada cidadão seja um multiplicador no combate às drogas, que se discutam formas de reduzir ou acabar o tráfico e a dependência desse mal", reforça.

Segundo levantamento realizado junto à Delegacia Regional de Polícia, o crack torna-se a droga mais consumida na região. Para se ter uma ideia, em 2007, foram 59 ocorrências por porte/uso do crack, contra duas de cocaína, e somente no primeiro semestre de 2009 já foram registradas 17 ocorrências por porte/uso do crack, contra uma de cocaína, e 28 por tráfico de crack, contra duas de cocaína. "O crack é a droga do momento, porque é barata, fácil de usar e vicia mais rápido, é a escravidão completa", sintetiza o delegado Uriel Ribeiro, 35 anos de Polícia.

Fator de desagregação familiar e violência, a droga tornou-se problema de saúde pública. Em Jaraguá do Sul, o município oferece atendimento gratuito aos dependentes químicos e de outras drogas, como álcool, no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). O CAPS encaminha pacientes para desintoxicação nos hospitais de Jaraguá do Sul ou internação no Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPC) O objetivo do CAPS é a promoção da qualidade de vida do usuário, através do desenvolvimento de autonomia e resgate da auto-estima.

"