UGT defende na Câmara dos Deputados redução da jornada como medida de inclusão social.

25/08/2009

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, defendeu a redução da Jornada de Trabalho de 44 para 40 horas semanais como um dos principais fatores de inclusão Social. O discurso do sindicalista foi feito na manhã desta terça-feira (25), na tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, onde esta sendo discutida a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95 que reduz para 40 horas a jornada semanal de trabalho, sem redução de salários.

O projeto está sendo discutido pela Comissão Geral da Câmara, e os trabalhos estão sendo conduzidos pelo presidente da Casa, o deputado Michel Temer. A UGT, assim como as demais centrais, participa destas discussões, e um grande número de sindicalistas foi ao Congresso, defender a aprovação da emenda.

Em seu pronunciamento Ricardo Patah, destacou a necessidade de se lutar por um Brasil de igualdade de oportunidades para todos", lembrando que como "comerciário, uma categoria que trabalha 54 horas por semana, sinto na pele os efeitos desse trabalho. Essa jornada é injusta para as mães que precisam conciliar o trabalho com as tarefas do lar" acrescentou. Patah lembrou ainda que a jornada excessiva contribui para a causa de acidentes de trabalho. "Como já foi amplamente dito neste plenário e tecnicamente comprovado, a redução da jornada contribuirá para a geração de milhares de novos empregos, vagas que abririam oportunidades para aqueles que se encontram totalmente excluídos do mercado formal de trabalho. E nós da UGT estamos aqui para defender um país de inclusão social" , finalizou Patah.

A PEC que reduz a jornada de trabalha do 44 para 40 horas semanais já foi aprovada na Comissão Especial e precisa agora ser votada em dois turnos no plenário da Câmara e depois no Senado."