UGT Pernambuco participa do Dia Nacional de Lutas em Recife.

14/08/2009

Com a participação de diversos sindicatos filiados a UGT - PE realizou juntamente com outras centrais Sindicais em Pernambuco, Ato Público e Passeata no Dia Nacional de Luta realizado hoje dia 14.08.09. O Ato teve início às 09:00 horas, com manifestação em frente a Cia Energética de Pernambuco, onde houve protesto pelos aumentos abusivos nas contas de luz e em seguida a passeata seguiu pelas ruas do Centro do Recife, com destino ao Palácio do Campos das Princesas, onde foi entregue ao Governador de Pernambuco documento relatando os problemas enfrentados pelos trabalhadores de Pernambuco. Segue abaixo cópia do documento entregue ao Governador.

Recife, 14 de agosto de 2009.

Ao

Exmo. Senhor

Eduardo Henrique Aciolly Campos

MD. Governador do Estado de Pernambuco

Os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, representados pelas centrais sindicais e pelos movimentos sociais e brasileiros, vem à rua, na sua Jornada Nacional de Lutas, reafirmar suas bandeiras de luta, em defesa do povo brasileiro.

· O enfrentamento da crise passa pelo fornecimento do mercado interno, por isso, a luta contra as demissões e pela aprovação de uma legislação que coíba as demissões sem justa causa, são essenciais na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras e para que ninguém lucre com a crise.

· O projeto de redução da jornada de trabalho, sem redução de salários já está no Congresso Nacional e cabe aos movimentos sociais, pressionar pela sua aprovação, esclarecer os benefícios que esta medida trará ao país e combater os argumentos falaciosos de empresários que dizem não suportar tal medida, sem considerar os novos postos de trabalho que seriam gerados e seu efeito na economia do país.

· A luta por um novo modelo agrário, que garanta desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente e soberania é essencial para o futuro do Brasil, com a aceleração da reforma agrária, a aprovação do PEC que pune o trabalho escravo e o estabelecimento de um limite de tamanho para propriedades privadas no campo.

· A luta pelo fim do fator previdenciário e aumento real das aposentadorias acima de um salário mínimo, para garantir direitos a quem tanto trabalhou e contribuiu com a previdência.

· Por uma nova lei do petróleo, que garanta a soberania brasileira sobre as nossas riquezas e pelo fim dos leilões de novas áreas de exploração.

· Contra a criminalização dos movimentos sociais.

Esperamos que o Senhor Governador priorize as referidas bandeiras, levado a frente o projeto de transformação desta sociedade, tornando-a mais justa e igualitária.

Atenciosamente,

CUT-CTB-CGTB-UGT-CONLUTAS-MST-GRITO DOS EXCLUÍDOS.