Comerciários iniciam a Campanha Salarial

10/08/2009

Os Sindicatos dos Comerciários de São Paulo e Cotia, ambos filiados à UGT (União Geral dos Trabalhadores) juntamente com outros três da Grande São Paulo entregaram, na última quinta-feira (6), a pauta de reivindicações da categoria à Fecomercio (Federação do Comércio do Estado). A Campanha Salarial 2009/2010 começou há algumas semanas e a data-base dos comerciários é 1º de setembro.

Para fazer a entrega ao sindicato patronal, foi realizada uma passeata com a participação de aproximadamente 600 comerciários. O comando da manifestação foi do presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah, que também preside a UGT Nacional. a passeata saiu do vão livre do Masp (Avenida Paulista) em direção à sede da entidade patronal, no bairro Bixiga.

Entre as bandeiras do Sindicato estão: reposição salarial, mais aumento real
fim do banco de horas
redução da jornada de trabalho sem redução de salário (40 horas Já)
participação nos lucros ou resultados (PLR)
igualdade de oportunidade
auxílio-creche
fim do assédio moral
cesta básica
erradicação do trabalho infantil e fim das demissões sem motivo.

Na sede da Fecomercio, os diretores foram recebidos por Ivo Dall´Ácqua Júnior, presidente Conselho de Relações do Trabalho da entidade e outros integrantes da comissão de negociação. A única área que soube manter o movimento durante a crise foi o comércio," destacou o presidente Ricardo Patah, sobre a expectativa nas negociações.

Além da UGT, o ato teve apoio da Fecomerciários (Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo). O Sindicato dos Comerciários de São Paulo representa cerca de 450 mil trabalhadores na base e vai aguardar a resposta do setor patronal."