Agir, hoje, para evitar apagão de mão-de-obra na Copa e 2014....

08/08/2009

A Copa do Mundo de 2014 é mais um desafio mundial para nossa seleção canarinha e também um imenso desafio para o Brasil, e todos os brasileiros, em especial os que trabalham nos mais variados setores de prestação de serviços das cidades que sediarão os jogos, como é o caso de Fortaleza.

Seremos uma imensa vitrine para o mundo! Quando será avaliada nossa capacidade de atender bem os visitantes que virão a trabalho ou a turismo e que exigirão, de cada um de nós, a prestação serviços com padrão desejável de qualidade em hotelaria, transportes, cuidados com a saúde, bem-estar e tudo que tenha a ver com as comodidades dos turistas que virão de diversos cantos do Brasil e do mundo para ver os jogos em Fortaleza e em outras cidades brasileiras.

São homens e mulheres, jovens e idosos, de vários países do mundo, que chegarão cheios de expectativas com a qualidade do atendimento pois estão acostumados a um padrão internacional. Certamente, serão extremamente exigentes com os encaminhamentos de seus pedidos
com os serviços prestados pelos garçons, que contará tanto quanto o prato que será servido. Estarão atentos em relação às atitudes dos taxistas, aos atendimentos dos vendedores e aos serviços de segurança pública, de trânsito, etc.

A exemplo de outros países, que já sediaram jogos de Copa do Mundo, faz-se necessário realizar diversas atividades preparatórias, sejam para a ampliação do comércio, da indústria, da agronomia, hotelaria, lazer e entretenimento, dentre outras.

Na certeza dessas demandadas, acreditamos que se tornará numa imensa oportunidade de geração de novos empregos para o povo cearense. Para isso, devemos agir, imediatamente, com vigor e profissionalismo na formação e na qualificação de profissionais, pois, se não agirmos já, corremos o risco de um apagão de mão-de-obra especializada durante a Copa do Mundo. Principalmente em Fortaleza e cidades próximas.

É com essa visão que a União Geral dos Trabalhadores do Ceará (UGT-CE) dá sua parcela de contribuição, ao alertar governos e a sociedade civil para iniciar, já, a qualificação para garantir a geração de novos postos de trabalho e a manutenção dos atuais, especialmente nos setores que terão maior expansão com a Copa do Mundo, que estão nos ramos de hotelaria, serviços, restaurantes e entretenimento.

A motivação não nos faltará. Afinal, todos os trabalhadores brasileiros estão eufóricos com a realização da Copa do Mundo aqui no nosso país. Vamos participar de um dos mais importantes esportes mundial, de grande impacto e respeito entre as nações, que integra delegações de 210 países, por meio de suas Federações Nacionais junto a FIFA - Federação Internacional de Football. Todas essas nações e seus povos dividirão, com o Brasil e com as cidades que sediarão a Copa, a responsabilidade de emocionar o mundo, tendo o futebol como símbolo de esperança e integração.

Para nós da UGT-CE, a Copa vai gerar, também, a motivação imediata para a qualificação dos nossos trabalhadores, que estarão aptos a continuar no exercício de suas funções quando terminar o evento. Transformando Fortaleza e o Ceará num grande pólo de atração turística mundial, após a Copa.

É nessa linha que a UGT-CE trabalha. Com esse propósito buscaremos mobilizar e continuar a disposição de todos os setores vinculados aos governos, federal e estadual
às entidades técnicas, sejam elas produtoras, formadoras ou fiscalizadoras.

Ressaltamos a importância das escolas técnicas, tecnológicas e universidades, nessa conjuntura, que poderão criar, com urgência, uma grande frente para treinar milhares de trabalhadores para a essa tão esperada Copa do Mundo de 2014.

Pesquisa realizada em 2007, pelo professor Renato Pedrosa, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, constatou que o Brasil está defasado em ensino técnico e tecnológico, comparado a outros países, até mesmo da América Latina. Enquanto menos de 1% dos alunos formados no Brasil eram provenientes de cursos técnicos ou tecnológicos, no Chile, por exemplo, esse percentual é de 22%.

Apesar dos investimentos recentes que o governo federal e alguns governos estaduais estão fazendo, como o de São Paulo e aqui do Ceará também, com a implantação seis novas Escolas Técnicas - Atuais IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, os CENTEC - Instituto Centro de Tecnologia do Ceará, o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, também com a formação de profissionais de nível técnico, além de Escolas Técnicas Particulares, o Brasil ainda está longe de alcançar o resultado obtido na Coréia do Sul. Lá, em 30 anos (1972 a 2002) houve um crescimento de 1.800% nesse tipo de graduação. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem a meta de contar com 214 novas unidades em funcionamento em 2010. Por enquanto, são 82 novas escolas já em operação. Outras 132 são projetos ou estão em obras. Quando todas as 214 escolas estiverem em funcionamento, serão mais 38.000 vagas ofertadas em todo o país.

A UGT-CE externa sua preocupação para estimular o aproveitamento dessa janela de oportunidades que está aberta com a Copa do Mundo de 2014. Contamos com a motivação de um povo que adora ser vencedor em Copas do Mundo, mas é preciso que nos qualifiquemos já, para atender os visitantes sem mais delongas e vencer o desafio.

Porque treinar e requalificar trabalhadores para esse grandioso evento, que acontecerá daqui a quatro anos, é uma tarefa urgente. Exige muito investimento, mobilização dos professores e acompanhamento direto das empresas e empresários do setor.

Nosso sonho é ter a Seleção Canarinha campeã da copa 2014 e povo cearense campeão em atendimento cidadão, ético e inovador. Deixando como saldo da Copa do Mundo a inclusão de milhares de trabalhadores cearenses e brasileiros que após a qualificação serão aproveitados no mercado de trabalho. Em frente Ceará!!!, Avante Brasil!!! Rumo a Copa 2014!!!

Francisco Teônio da Silva é presidente da UGT-CE, Vice-Presidente da FENTEC - Federação Nacional e do Sindicato dos Técnicos Industriais do Ceará