Sindicato dos Guincheiros promove ato contra multas da CET

07/08/2009

O Sindicato dos Guincheiros Removedores de Veículos do Estado de São Paulo, filiado à UGT (União Geral dos Trabalhadores) promoveu manifestação na manhã desta sexta-feira (7) em frente a sede da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), próxima ao Teatro Municipal. O objetivo foi protestar, contra as multas que caminhões (guinchos) vem recebendo por trafegarem durante o horário do rodízio. Segundo o presidente do sindicato, Francisco José Pereira da Silva, o Chicão", esse tipo de veículo é isento de multas, conforme dispõe a lei 12.490, regulamentada pelo decreto 37.085/97. O presidente da UGT, Ricardo Patah colocou-se à inteira disposição do seu sindicato filiado, inclusive o Departamento Jurídico para acionar a Justiça, caso seja preciso.

"A CET multa, e os empresários repassam os pontos para as carteiras de habilitação dos motoristas", explica Chicão. O Sindicato dos Guincheiros reivindica o cancelamento dos pontos, sob pena de centenas de trabalhadores ficarem impossibilitados de trabalhar. "Com mais de 20 pontos na CNH , sua principal ferramenta de trabalho, o motorista não pode dirigir caminhão e com isso pode ser demitido", lembra Chicão, estimando em 12 mil motoristas ameaçados. A manifestação -pacífica -, teve apoio do Sindicato dos Comerciários de São Paulo que, inclusive, cedeu seu caminhão de som.

Por volta das 11h15 a direção da CET decidiu receber uma comissão de três dirigentes sindicais para tentar uma conciliação. O presidente Chicão, acompanhado do sindicalista Cabral(Comerciários) e Brito(empresário do setor) participaram da reunião com Superintendente Administrativo-Financeiro, Roberto Allegretti e com o Superintendente Administrativo Jorge Luiz Alves.

Durante o encontro, no 12º andar, os dirigentes da estatal tomaram conhecimento do problema e pediram uma semana de prazo para uma melhor avaliação. "A reunião foi positiva. O Dr. Roberto pediu uma semana de prazo para fazer um levantamento completo, tendo justificado que o sistema tem que estar atualizado para o cancelamento ser automático. Estaremos aqui novamente na sexta-feira (14) para saber das decisões tomadas", concluiu Chicão"