Conferência Sociedade Civil e Pós Colonialismo"."

06/08/2009

A pedido do presidente da UGT nacional - Ricardo Patah, o Sr. Leonardo Vale - Diretor Adjunto para Assuntos Jurídicos da UGT Nacional e Diretor para Assuntos Jurídicos da UGT Minas esteve presente ontem(4/08) na Conferência Sociedade Civil e Pós-colonialismo: um debate sobre paradigmas para o entendimento da América Latina" que vai até o dia 06 na Universidade Federal de Minas Gerais.

O objetivo da Conferência Sociedade Civil e Pós-colonialismo é estabelecer um diálogo produtivo entre intelectuais europeus, africanos e latino-americanos que trabalham a literatura sobre sociedade civil e a literatura sobre pós-colonialismo de modo que o contato entre intelectuais de ambas as correntes político acadêmicas propicie uma troca de posições epistemológicas entre eles e com os demais participantes da Conferência.

A conferência de abertura foi proferida pelo Prof. Boaventura de Souza Santos - CES Coimbra, que apresentou o paradigma da sociedade civil, que se apresenta ambiguamente em uma linha abissal entre os detentores do conhecimento científico, do poder financeiro, do exercício de sua cidadania e de outro lado os atores sociais cuja experiências culturais, religiosas e práticas são descartadas e conseqüentemente levados a incivilidade e a indignidade invisível.

O Prof. Boaventura firmou compromisso em conhecer as instalações da UGT em bate papo com o Sr. Leonardo em que ressaltou junto ao Professor que este conceito é a razão de existir da UGT na prática do sindicalismo cidadão, ético e inovador e que não só comungamos com o direito coletivo de fato, quanto consideramos para o novo mundo o colonizador dos desprovidos o capitalismo neoliberalista.

Foi recebida com aplausos a notícia de que será instalado em Belo Horizonte o CES América Latina em parceria com a UFMG com o objetivo de aproximar a academia dos movimentos sociais."