Por que precisamos da jornada de 40 horas semanais?.

30/07/2009

Aqui no Norte do Brasil, em plena abundância amazônica, podemos afirmar sem medo de errar, que somos um povo que tem a natureza ao alcance da mão. Temos o Rio Amazonas e milhares de igarapés maravilhosos. Frutas tropicais de todos os sabores e cores como o teperebá, a pitomba, a pupunha, o cupuaçú, o bacuri, a sapotilha, o muruci e o açaí.

Na nossa cozinha podemos degustar o caruru, o tacacá, o vatapá e o chibé. Além dos peixes que daqui impressionam o resto do mundo como o pirarucu, o tambaqui, o tamuatá, o tucunaré, a dourada, a pescada, a sarda, a piramutaba e o pacu.

Para nós do Pará e da Amazônia, a natureza é saborosa. Só falta tempo para curti-la junto com nossas famílias. Pois trabalhar 44 horas semanais, mais as horas extras, mais o deslocamento de casa para o emprego, nos mantém distante de nossos filhos e, principalmente, do longe da natureza.

De tanto trabalhar, a gente acaba distante da família e mais longe ainda do nosso habitat natural. Passamos meses sem um contato mais prolongado com nosso rio Amazonas. Sem sentir de perto o gostinho dos produtos da região. Vivemos, pertinho da Selva Amazônica, como se fôssemos uns estranhos.

Por isso, a UGT Pará, junto com a UGT Nacional, está em plena campanha pela jornada de 40 horas semanais, sem redução do salário.

O que queremos, porque merecemos, é mais qualidade de vida num local que o mundo inteiro sabe temos a oportunidade de uma excelente convivência com a natureza.

É dessa vivência e interação com as coisas boas da terra, degustando nossas frutas e temperos tropicais, junto com nossas famílias, que teremos condições de adequar os conceitos de proteção ambiental, de estimular a formação de nossos filhos, de criar homens e mulheres do futuro que serão os responsáveis pela proteção da Selva Amazônica.

Com mais tempo criaremos o homem e a mulher do futuro, que através da convivência com a Amazônia, nos tornaremos nos gestores do desenvolvimento sustentável na região. Queremos a jornada de 40 horas semanais para ter mais tempo junto às nossas famílias e para conviver com a natureza, ao longo de nossas vidas, enquanto ainda temos energia transformadora e pudermos dividir, uns com os outros, nossos bens culturais.

A Amazônia e o Brasil são lugares maravilhosos. Muitos estrangeiros consideram aqui o Paraíso terrestre. Mais uma razão para desfrutarmos mais qualidade de vida, que país como a Suécia, onde se trabalha 37,8 horas por semana não tem. Ou a Alemanha, com sua jornada de 38 horas semanais e a França com 38,6 horas semanais provam que é possível adequar desenvolvimento com uma jornada menor.

Aqui, temos a grande responsabilidade de nos inserirmos no desenvolvimento sustentável da região. Mas temos que ter tempo para essa vivência. Além de poder estimular nossos filhos e filhas, a colocar a natureza regional na perspectiva de suas vidas.

Já conseguimos grandes avanços para a redução da jornada para as 40 horas semanais. A Comissão de Trabalho na Câmara dos Deputados já aprovou a proposta por unanimidade. Vamos agora acompanhar a votação em plenário. É uma questão de bom senso. Votar pela qualidade de vida dos brasileiros, para continuarmos a investir no melhor patrimônio que temos: nosso futuro, através de cuidado direto de nossa natureza e da educação de nossos filhos e filhas.

José Francisco Pereira, presidente da UGT Pará