Foro Consultivo Econômico-Social do Mercosul reuniu-se na UGT.

28/07/2009

A Seção Brasileira do FCES (Foro Consultivo Econômico-Social do Mercosul) esteve reunida na manhã desta terça-feira(28) no auditório da UGT (União Geral dos Trabalhadores). Participam do encontro representantes dos trabalhadores, empresários, e do terceiro setor (cooperativas e Organizações Não Governamentais- ONGs). A reunião teve início às 10h e foi aberta pelo sindicalista Valdir Vicente de Barros, Secretário Nacional de Políticas Públicas da UGT e também seu representante no Mercosul.

Durante a reunião foi avaliada e aprovada a carta resultante da 44ª Reunião Plenária, de Assunção, Paraguai. Também foi decidido agenda para o Encontro com o Mercosul", a ser levado a efeito na primeira quinzena de setembro em São Luiz(MA). O FCES, segundo Valdir Vicente, vem promovendo essas reuniões em várias capitais brasileiras onde o Mercosul ainda é pouco difundido, com o objetivo mostrar para a sociedade de cada localidade que é e como funciona o Mercosul. Encontros semelhantes já foram realizados em Recife, Fortalezas, Belém, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Os participantes discutiram ainda a metodologia de consulta às seções nacionais do FCES e a preparação para a 35ª reunião plenária do Mercosul, prevista pra setembro em Montevidéu (Uruguai). Estiveram na reunião na sede da UGT: Valdir Vicente, Cícero Pereira , Mônica Mata Roma e Joyce Ribeiro( União Geral dos Trabalhadores), Ízis Ferreira, Darci Piana e Jayme Perez(Confederação Nacional do Comércio), Lúcia Maduro (Confederação Nacional da Indústria), Maria Silvia Portella(CUT) e Ademar dos Santos Mireiro (FASE). "