O Movimento Comunitário e os 100 anos do sindicalismo brasileiro

30/07/2009

Tadeu Amaral (*)

A Organização de moradores de bairros e favelas do Brasil, esta formada por moradores que vivem em condições de marginalização social, e é a expressão genuína do povo organizado que enfrentando a marginalidade e a injustiça social, assume o ato histórico de construir um futuro diferente e uma sociedade solidária em nosso Pais.

A UGT, ao comemorar o Centenário do Sindicalismo Brasileiro, nós do Movimento Comunitário, como parte do Movimento de Trabalhadores, que somos, não poderia mos ficar sem congratularmos com esta Organização, a UGT, que em sua Carta de Fundação e Declaração de Princípios deixa muito claro seu compromisso com todas as formas de organização da Classe Trabalhadora.

Neste momento em que as Classes Dominantes, insistem em negar a Luta de Classes, como se não houvesse interesses antagônicos entre o Capital e o Trabalho, nos meios de produção, nós do Movimento Comunitário Brasileiro, não poderíamos ficar inertes, e perder a oportunidade de como parte deste Movimento, darmos nossa contribuição somando forças para preservarmos nossos direitos, nesta Reformas trabalhista", que dizem necessária.

Neste período de dois anos na UGT, realizamos atos importantes, como a Marcha em Defesa dos Imigrantes, onde a ANFATE - Associação Nacional das Famílias e Trabalhadores no Exterior, como parte do Movimento Comunitário e em defesa de melhores condições de vida e trabalho, fomos à Rua na defesa de nossos irmãos que escolheram o Brasil para viver e trabalhar, luta que teve sua vitória com a votação da Lei da Anistia para os estrangeiros, que contém uma série de regras para o imigrante em situação irregular, requerer sua anistia dentro do prazo de 180 dias, a partir de sua publicação. A lei de autoria do deputado Willian Woo, teve como relator o deputado Carlos Zaratini, e foi assinada pelo presidente Lula no dia 2 de julho e publicada no Diário Oficial no dia 3 de julho. Vale lembrar que só tem direito a anistia o estrangeiro que se encontrava no Brasil até 1º de fevereiro de 2009. Ela possibilita ao Imigrante irregular deixar de ser um clandestino passando a ser um Cidadão.

O 1º Seminário Nacional da CBC e COBRAM, realizado em 17 de Abril na sede da UGT, quando lançamos as bases para a unidade de ação do Movimento de Moradores Nacional e tratamos da vinda da sede da COLAPOM - Confederacion Latinoameriacana de Pobladores Marginados, para o Brasil, o que definitivamente colocara o Brasil como parte do Movimento organizado em nosso Continente.

Parabéns a UGT pelo seu segundo aniversário.

Só o Povo Salva o Povo.

Só a Justiça Gera a Paz.

(*)Tadeu Amaral é dirigente da CBC- Coordenação Brasil Comunitário e da COBRAM - Confederação Brasileira de Associações de Moradores

"