Comerciários de Campinas vai cobrar vagas para trabalhadores deficientes

16/07/2009

O Sindicato dos Comerciários de Campinas, filiado à UGT (União Geral dos Trabalhadores), através de parceria com a Subdelegacia Regional de Trabalho vai intensificar as visitas nas empresas da região para constar se as mesmas estão reservando vagas para trabalhadores que tem alguma deficiência física, auditiva, visual ou mental. A decisão da diretoria, prende-se ao fato de o mercado de trabalho estar cada vez mais competitivo e as empresas exigirem qualificações profissionais diversas e de destaque.

Nessas visitas, os dirigentes do Sindicato dos Comerciários acreditam estar contribuindo para derrubar as barreiras do preconceito, ao mesmo tempo em que incentivarão a inclusão no trabalho e na sociedade dos trabalhadores portadores de necessidades especiais. A inclusão de trabalhadores deficientes no mercado do trabalho está prevista na Lei federal 8.213/91. O número de vagas deve ser de acordo com o número de empregados que a empresa já tenha. Segundo o Ministério do Trabalho, a multa pelo descumprimento da legislação pode variar de R$ 1.101,75 a R$ 110.174,67.