UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Países ricos e emergentes não chegam a acordo sobre emissão de gases poluentes


10/07/2009



No encontro do G8 com o G5, em L'Aquila,Itália, países ricos e emergentes não chegaram a um acordo quanto à redução das emissões de gases poluentes. Os governos do Brasil e de outros países em desenvolvimento querem reduzir em 40% essas emissões até 2020, em relação a 1990, ano em que a poluição global atingiu o ápice. Essa redução seria feita apenas pelos países ricos.

Já os países do G8 defendem uma proposta de redução de metade das emissões de gases ate 2050. Desse total, os países ricos seriam responsáveis por 80% das reduções de emissões. Mas os dois grupos concordaram apenas em limitar o aumento do aquecimento global em dois graus Celsius. A definição ficou para dezembro, na reunião de cúpula a ser realizada em Copenhague, Dinamarca quando o Protocolo de Quioto estará em discussão.

O diretor do Departamento de Meio Ambiente do Itamaraty, Luiz Alberto Figueiredo Machado, explicou que para os países em desenvolvimento é muito mais complicado reduzir a emissão de gases nesse percentual porque eles ainda estão em fase de industrialização e de luta contra a pobreza e a miséria.

Machado disse que algumas ações sociais em países desenvolvidos, como oferecer energia elétrica a populações ainda desprovidas desse serviço, provocam emissões de gases. Então, não há como dizer que vamos cortar essas emissões. O que vamos é buscar reduzir ao máximo o impacto dessas emissões."

O Protocolo de Quioto é conseqüência de uma série de eventos iniciada com a de Toronto (Conference on the Chanping Atmosphere), no Canadá, em outubro de 1988. A seguir veio o encontro IPCC´s (First Assessmente Report), em Sundsvall, Suécia, em agosto de 1990. Essas duas reuniões culminaram com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática(UNFCCC), na ECO-92, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992.

Esse protocolo nada mais é do que um tratado a nível internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global.

Discutido e negociado em Quioto no Japão em 1997, foi aberto para assinaturas em 11 de dezembro de 1997 e ratificado em 15 de março de 1999. Para a sua entrada em vigor precisou que 55% dos países, que juntos, produzem 55% das emissões, o ratificassem. Só assim pode entrar em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em novembro de 2004."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.