Centrais Sindicais confirmam 14 de agosto como o dia da Jornada Nacional Unificada de Lutas

08/07/2009

As centrais sindicais e os movimentos sociais brasileiros promoverão no dia 14 de agosto em todos os estados, a Jornada Nacional Unificada de Lutas, em defesa dos legítimos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. A meta é mobilizar 10 milhões de trabalhadores em todo o País, para juntos lutar pelas principais bandeiras de reivindicação da sociedade civil organizada.

Em São Paulo o ato terá como local a Av. Paulista, altura do número 1.374, com concentração a partir das 10h. Para tratar da sua organização, dirigentes da UGT, CGTB, Conlutas, Força Sindical, CUT, Intersindical, Conlute, CTB, NCST, Assembléia Popular, Cebrapaz, CMB, CMS, Conam, FDIM, Marcha Mundial de Mulheres, MST, MTL, MTST, OCLAE, UBES, UBM, UNE, Unegro/Conen, Via Campesina e Central de Movimentos Populares estiveram reunidos no auditório da UGT(União Geral dos Trabalhadores).

Dentre as bandeiras já aprovadas, os organizadores da Jornada Nacional Unificada de Lutas definiram aquelas contrárias às demissões, pelas ratificações das convenções 151 e 158 da OIT, reforma agrária, saúde, educação, moradia, defesa dos serviços e servidores públicos, fim do fator previdenciário, defesa da soberania nacional do petróleo, redução dos juros e pelos investimentos públicos e a defesa dos direitos trabalhistas e sociais. Na próxima segunda-feira (13) haverá nova reunião, desta feita na CUT, para tratar de assuntos relacionados à infra-estutura desse movimento, ocasião em que será conhecida a redação oficial do documento a ser assinado por todas as entidades participantes.