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Relatório de comércio eletrônico mostra que o modelo da Amazon é insustentável


07/01/2020

Um novo relatório encomendado pela UNI Commerce fornece uma imagem global do comércio eletrônico hoje e marca a Amazon por seu modelo de negócios insustentável.

 

O estudo “Comércio Eletrônico: Tendências Recentes e Impacto no Trabalho” inclui uma pesquisa com 15 afiliadas da UNI Global Union em 13 países, representando centenas de milhares de trabalhadores no setor de varejo.

 

O relatório mostra que a participação do comércio eletrônico no varejo global total dobrou nos últimos cinco anos para 15,5%, e esse percentual deve crescer anualmente 8,9% até 2023.

 

No entanto, diferentemente de outros players puros de comércio eletrônico, como Alibaba e Zalando, a maior varejista de comércio eletrônico do mundo, a Amazon, continua a gerar perdas operacionais em seus negócios internacionais de comércio eletrônico, mesmo que tenha atingido US $ 65,9 bilhões em vendas, diz o relatório.

 

A estratégia de crescimento rápido da Amazon, por meio de descontos agressivos e seu foco na expansão da receita, está aumentando a receita às custas do lucro líquido.

 

“Esse modelo de desenvolvimento teve efeitos negativos sobre os varejistas afetados pela expansão agressiva da Amazon e também sobre os trabalhadores, pois a Amazon promoveu uma gestão de mão-de-obra de baixo custo e baixo padrão, a fim de manter seus preços baixos. É altamente questionável se o modelo de desenvolvimento implementado pela Amazon é sustentável a longo prazo se o ramo de comércio eletrônico não gerar lucratividade sólida em todos os aspectos, não apenas na América do Norte ”, afirma o relatório.

 

Os varejistas tradicionais estão investindo cada vez mais em vendas on-line, mas enfrentam intensa concorrência de players de comércio eletrônico puro, que não pagam os mesmos impostos, não protegem os trabalhadores e têm custos trabalhistas mais baixos. A maioria dos afiliados da UNI no estudo considera que o comércio eletrônico teve um impacto negativo no setor de comércio tradicional, na força de trabalho e na qualidade dos empregos.

 

A secretária geral da União Global da UNI, Christy Hoffman, disse:

 

“Como este relatório mostra, o modelo de negócios da Amazon de rápida expansão, baixos custos e margens baixas (ou negativas) significa condições insustentáveis ​​para os trabalhadores e para o setor de comércio eletrônico. Mas não precisa ser assim. Outras empresas de comércio eletrônico estão ganhando margens mais próximas do setor e permitem que seus trabalhadores se organizem em sindicatos. Os sindicatos devem organizar essa fatia crescente do comércio e exigir um novo modelo de negócios, que depende de condições equitativas para todos. ” 

 

O estudo constatou que uma grande maioria dos afiliados da UNI que responderam está desenvolvendo ou implementando um plano específico para organizar os trabalhadores do comércio eletrônico. Um projeto de quatro anos do sindicato sueco, Handels, conseguiu sindicalizar 3.500 trabalhadores no setor e assinar 250 acordos coletivos.  

 

Mathias Bolton, Chefe do Comércio da UNI, disse:

 

“O comércio eletrônico faz parte do comércio. Não podemos permitir que as empresas de comércio eletrônico reduzam a fasquia em termos de segurança no emprego, condições de trabalho e salários no setor. A UNI Commerce e suas afiliadas estão comprometidas em organizar os trabalhadores do comércio eletrônico para proporcionar melhores condições a eles e manter os padrões elevados no comércio. ”

 

O relatório está disponível em inglês, espanhol, francês, alemão e italiano abaixo.   

 

 

 

Arquivos relacionados: 

 

Fonte: UNI Global Union




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