01/07/2009
Nesta quarta-feira, dia 01, a UGT recebeu em sua sede nacional a visita do secretário Geral da Federação Internacional de Sindicatos de Trabalhadores da Química, Energia, Minas e Indústrias Diversas (ICEM), Manfred Warda. Acompanhando o secretário geral estava Carol Bruce, que responde pela Secretaria da Mulher na América do Sul,Central e Caribe, da ICEM.
A visita atendeu a um convite do presidente da Fentec (Federação Nacional dos Técnicos Industriais), entidade filiada à UGT, Wilson Wanderlei Vieira, que também participou do encontro. Os membros da ICEM foram recepcionados pelo vice-presidente Nacional da UGT, Laerte Teixeira da Costa, Marcos Afonso de Oliveira (Secretário de Divulgação e Comunicação), John Fernandes (Secretário de Assuntos Econômicos), José Gonzaga da Cruz (Secretaria Executiva) e Avelino Garcia (Conselho Fiscal), entre outros dirigentes.
Durante o encontro, Marcos Afonso fez uma breve apresentação de como se deu a formação da UGT. O secretário ressaltou que, apesar de nova, com pouco mais de um ano de existência, a UGT já se consolidou como a terceira maior central sindical do país. O secretário Geral do ICEM, Manfred Warda, destacou que a unificação de sindicatos e entidades menores tem sido uma tendência. Neste mundo globalizado, dificilmente os sindicatos pequenos estão preparados para enfrentar todos os desafios", afirmou Manfred.
O secretário geral da ICEM, informou que o Brasil é um dos países do mundo onde a indústria química se faz mais presente. "Por este motivo temos um grande número de filiados aqui", informou. Segundo ele, a federação tem realizado um amplo trabalho voltado para as questões ambientais e também com referência a terceirização. "Na questão do aquecimento global, os argumentos econômicos estão tendo mais peso que os argumentos sociais", afirmou. "
UGT - União Geral dos Trabalhadores