30/06/2009
A aprovação da redução da jornada de trabalho, de 44 para 40 horas semanais, na comissão especial da Câmara dos Deputados é uma grande vitória para a classe trabalhadora e para a União Geral dos Tralhadores - UGT. O relatório favorável apresentado pelo deputado Vicentinho (PT-SP) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, foi aprovado por unanimidade e representa o resgate da cidadania e esperança para a classe trabalhadora. Esses são os principais pontos defendidos pela UGT que agora vê o Brasil no caminho certo para a criação de novos postos de trabalho e proporcionar uma melhor qualidade de vida para a classe trabalhadora. A afirmação é de Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores - UGT, que esteve presente à votação, acompanhado de mais de 300 trabalhadores e líderes sindicais da UGT.
A proposta, em tramitação há 14 anos no Congresso Nacional, também aumenta o valor da hora extra de 50% do valor normal para 75%. Essa é terceira vez, em 100 anos, que a jornada de trabalho no Brasil é reduzida. A primeira foi em 1943, depois em 1988 e agora, em 2009. Ela também é uma vitória da UGT, que nesses seus dois anos de vida vem pregando a redução da jornada de trabalho e a inclusão social, com a ampliação dos postos de trabalho", diz Patah, assegurando que com a redução da jornada de trabalho é possível se criar mais 2,2 milhões de empregos.
Após a votação Ricardo Patah disse que a expectativa é que a PEC seja votada pelo Plenário no início de agosto. Patah garante que a Central vai conversar com o deputado Michael Temer, presidente do Congresso pedindo urgência na votação. Ele lembra que há dois meses, quando teve uma audiência com Temer, o deputado assegurou que caso a PEC fosse aprovada seria votada no Plenário o mais rápido possível.
O Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, onde a comissão se reuniu, ficou com a lotação esgotada devido a presença de centenas de trabalhadores que foram à Casa para acompanhar a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Redução da Jornada de Trabalho.
"
UGT - União Geral dos Trabalhadores