Greve dos leituristas termina com saldo positivo para a categoria

30/06/2009

O Sindeepres (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo), filiado à UGT (União Geral dos Trabalhadores), obteve uma grande vitória na justiça do trabalho. A greve dos trabalhadores prestadores de leitura de água, para a Sabesp não foi considerada abusiva pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região(SP). Com isso a Justiça determinou o aumento do vale-refeição e da cesta básica da categoria. Além disso, aprovou 90 dias de estabilidade aos trabalhadores e o pagamento dos dias parados, pela empresa.

Desde o dia 5 de junho, os trabalhadores estavam em greve e reivindicavam melhoria nas condições de trabalho. Eles ganhavam R$ 6,80 de vale-refeição e R$ 45 de cesta básica que, após o julgamento final, passou a valer R$ 9 e R$ 70, respectivamente. Com o valor antigo, a gente só conseguia lanchar. Agora espero poder realizar uma refeição decente", afirma um leiturista que comemorou a decisão do Tribunal.

Durante todo o período de greve, o Sindeepres tentou negociar com as empresas que prestam o serviço de leitura para a Sabesp, que não quiseram entrar em um acordo preferindo aguardar o julgamento final. "Estávamos receosos quanto ao resultado do julgamento, pois poderia ser tanto favorável quanto contrária aos trabalhadores. Mas, eles mereciam, de fato", afirma o presidente do Sindeepres, Genival Beserra. Ao final do julgamento, os leituristas que estavam concentrados em frente ao Tribunal fizeram um círculo e oraram como forma de agradecer as conquistas."