11/07/2009
Nos dias 15 e 16 de maio de 2009, na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) na cidade de São Paulo, a UGT Nacional realizou o seminário Cem anos de movimento sindical brasileiro: balanço histórico e desafios futuros" para discutir o passado e o futuro do movimento sindical.
Com presenças marcantes, como o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo, e mais de 700 representantes de 430 entidades sindicais, o seminário foi um sucesso de mostrou a necessidade da formação sindical.
A UGT estadual enviou quatro representantes que são Francisco Teônio, Presidente da UGT
Alessandro Alves Cavalcante, Secretário de Organização e Política Sindical
Francisco Fontenele Meira, Secretário Adjunto de Assuntos de Cooperativismo e Telga Stephany da Silva, Secretária adjunta de Divulgação e Comunicação.
O presidente da UGT-CE, Teônio Silva, afirmou que o encontro auxiliou na formação e no conhecimento do movimento sindical para que seja possível apresentar alternativas para o modelo que é atualmente oferecido para a classe trabalhadora.
Devido ao sucesso o Seminário foi transformado em evento anual da UGT e já está programado para 2010 o Seminário 101 anos do movimento sindical."
UGT - União Geral dos Trabalhadores