05/12/2019
Nesta terça-feira (03), o Centro dos Empregados no comércio de Puerto Iguazu, na Argentina, sediou o encontro dos trabalhadores no comércio do Mercosul, promovido pela Confederação dos Sindicatos de Comerciários do Mercosul (UNICOM).
O evento reuniu representantes do Brasil, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai, incluindo uma delegação brasileira composta por 100 comerciários dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Belo Horizonte, Rio Grande do Sul e Paraná.
Participaram do encontro também Leocides Fornaza, Hector Goméz, Avelino Garcia e Rubén Cortina, respectivamente vice-presidente adjunto, secretário geral, secretário geral adjunto e secretário de organização da Confederação dos Sindicatos do Comércio do Mercosul (UNICOM), assim como Juan Carlos Aguilla, Ministro do Trabalho e Nelson Benegas, Centro dos Empregados no comércio de Puerto Iguazu, entre outros.
Durante o encontro, foi elaborada uma carta contendo 18 pontos que irão nortear as ações da UNICOM como rede de proteção e manutenção de direitos trabalhistas dos comerciários do Mercosul.
Os dirigentes presentes aproveitaram a oportunidade para ressaltar que, apesar das dificuldades que o movimento sindical brasileiro vem enfrentando, não será medido esforço para buscar a unidade de ação e, principalmente, de luta pela classe operária contra a extrema direita que, se instalou na América Latina.
UGT - União Geral dos Trabalhadores