Solidariedade aos povos Indígenas do Peru e Repudio as políticas repressivas do Governo Peruano

25/06/2009

O Governo de Alan Garcia Perez é o responsável pela violenta repressão ocorrida recentemente aos nossos irmãos indígenas que povoam a Província de Bagua e outras localidades no Peru, ocasionando assim, a perda de vidas humanas e um numero ainda não determinado de feridos entre os povos e a forças policiares, bem como, a violação dos direitos indígenas, os tratados internacionais e entregando os recursos do país ás multinacionais e grandes monopólios, neste sentido, cabe ressaltar a Norma Internacional de Trabalho n.º 169 da OIT, que obriga a proteção dos direitos dos povos indígenas, a garantia de sua integridade, reconhecimento e proteção de seus valores e praticas sociais, culturais, religiosas e espirituais e a consultar qualquer medida legal ou administrativa que afete os direitos e interesses.

Estas ações vêm sendo profundas no Peru, pois promovem a venda de terras das comunidades nativas e campesinas, e outorga as autorizações para empresas nacionais e multinacionais da exploração dos recursos localizados nestes territórios, porem, sem consulta e dialogo entre eles, bem como com suas organizações e dirigentes.

Ainda neste sentido, há indicativos em outras localidades na América Latina, onde a aplicação de modelos e estratégias trazem privilégios ao mercado, a abertura comercial, e as inversões sobre o direitos, interesses e necessidades dos povos.

Sendo assim, nós da Secretaria Internacional de Integração para as Américas da UGT, que somos membros da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul, repudiamos e condenamos os atos de violência ao povo Peruano, que se mobilizam pela vida, pela soberania nacional, pelo progresso, pela democracia á serviço do povo, pela justiça e pela transformação social, bem como, o levantamento de estado de emergência em Bagua, a imediata saída de a força militar, e o fim dos assassinatos e julgamos necessária uma convocatória imediata de uma sessão extraordinária do Congresso pela suspensão do conflito e atentado aos povos indígenas.

Otton da Costa Mata Roma

Secretario Internacional de integração para as Américas