UGT discute participação na CONFECOM.

17/06/2009

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) juntamente com outras centrais sindicais (CUT, CGTB, CTB, Força Sindical) se reuniram na manhã desta quarta-feira (dia 17), para discutir a participação na 1º Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), a ser realizada neste ano, em Brasília, nos dias 1,2 e 3 de dezembro. O intuito desse encontro é unir forças com outros representantes civis e do estado, para elaborar políticas públicas de comunicação e assim romper as cercas do latifúndio midiático.

Representando a UGT, esteve presente o Secretário de Divulgação e Comunicação, Marcos Afonso de Oliveira. Para o Secretário, ao atuar coletivamente e lutar por bandeiras comuns, as centrais ampliam as condições para serem vitoriosas em suas reivindicações, contra poderosos interesses que se articulam para que nada mude". A Secretária Nacional de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, Carlos Rogério Carvalho Nunes, secretário de Comunicação da CTB, Dalva Ueharo, assessora de Comunicação da Força Sindical, Valdo Albuquerque, assessor de Comunicação da CGTB, estiveram representando as demais centrais no encontro.

A UGT e as centrais reivindicam a mudança do marco regulatório, a princípio a regulação efetiva das concessões de rádio e televisão, o estabelecimento de mecanismos de controle social, com a instituição e fiscalização efetiva dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Comunicação com caráter institucional. As centrais também defendem a disponibilização do acesso gratuito da população a internet banda larga, a popularização da TV Digital, e um espaço gratuito no rádio e televisão, para as entidades sindicais constituídas e reconhecidas.

A temática da 1º CONFECOM é "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital"."