Ministro do Trabalho lança linha de crédito para a compra de motos.

09/06/2009

Centenas de motoboys participaram na manhã dessa terça-feira (9) da solenidade de assinatura da Resolução 600/09, do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) para a liberação de uma linha de crédito de R$ 100 milhões para a renovação da frota de motocicletas. O ato contou com a participação de Ricardo Patah, presidente nacional da UGT (União Geral dos Trabalhadores). O financiamento para a compra de motos terá juros de 1% ao mês. O ato foi realizado no Sindimoto (Sindicato dos Motoboys de São Paulo), filiado a UGT, que fica na Rua Fortunato, 121- Santa Cecília, São Paulo, e contou com a presença do ministro Carlos Lupi, do Trabalho e Emprego, o Secretário Nacional do Trabalho, Luiz Antonio de Medeiros, do senador Romeu Tuma além de outras lideranças políticas e sindicais.

No seu discurso o presidente Patah disse que a UGT se empenhou ao máximo para essa conquista por se tratar de uma forma de enfrentar a crise financeira dinamizando os fabricantes de motos e criando novos empregos, além de possibilitar a renovação da frota de motocicletas. Pediu ao Ministro do Trabalho a criação de cursos de qualificação e segurança para os motoboys no sentido de reduzir a incidência de acidentes, até porque a vida desses trabalhadores vale muito mais que essa linha de crédito", salientou. Ricardo Patah ressaltou que a sugestão de cursos é baseada nos princípios da central que defende a educação como uma das principais bandeiras para melhorar a qualidade de vida do cidadão.

O ministro Carlos Lupi anunciou a realização de uma pesquisa a nível nacional, pela Fundacentro, para saber a atual situação da atividade exercida pelos motoboys. Será, segundo Lupi, uma radiografia completa da profissão coletando dados sobre o número de profissionais existentes no Brasil, quantas horas trabalham, quanto ganham, a incidência de acidentes e outras informações. Concordou com a criação de cursos defensivos gratuitos e prometeu atender a sugestão do presidente da Ricardo Patah, da UGT, devendo para tanto manter contatos com o Ministério das Cidades. Citou que no Brasil existem 2 milhões de pessoas que sobrevivem dessa profissão, mas que existem milhares ainda na informalidade, trabalhando sem carteira assinada, ficando à margem dos direitos trabalhistas constantes em leis.

O presidente do Sindimoto, Gilberto Almeida dos Santos, o "Gil", lembrou que São Paulo não consegue viver sem os serviços de motofrete. Lembrou que mesmo em meio a crise, o setor não registrou demissões e que o número desses trabalhadores vem aumentando, daí a importância dessa linha de crédito para a compra de moto, inclusive parcelada em até 48 vezes. Gil e seu secretário Alexandre lamentaram que, na atualidade esse trabalhador seja apenas lembrado quando da entrega de pizzas, transportes de sangue ou membros para hospitais ou levando documentos em cartórios. No final da solenidade Gil homenageou o ministro Carlos Lupi, presenteando-o com um capacete e uma jaqueta, uniforme oficial da categoria. Lupi vestiu o uniforme e ainda posou para os fotógrafos em cima de uma motocicleta."